Papa Francisco, Falso Profeta?

É difícil encontrar quem não goste do Papa Francisco. Ele é bonachão, gente boa, humilde, amigo dos pobres, não gosta de riquezas e opulências, não implica com os homossexuais e nem com os abortistas. Dizem até que ele vai andar de fusca, e como se pode ver na foto acima, gosta de coisas simples. Maravilha, não é mesmo?

E se eu lhe disser que o Papa Francisco veio para destruir a igreja católica e blasfemar contra Cristo, você acreditaria? É verdade, e é como católico que eu lhe digo isso.

Francisco é o representante da maçonaria infiltrada na igreja, que finalmente conseguiu eleger o seu papa. É duro dizer, mas o demônio chegou ao papado. Ele é a besta do Apocalipse 13-11 ”que se veste como um cordeiro (símbolo de Cristo), mas fala como um dragão” (blasfema contra Deus).

Você lembra o que Paulo VI disse? “A fumaça de satanás de infiltrou na igreja”. E agora chegou ao seu vértice.

João Paulo I foi assassinado com apenas trinta dias de pontificado, lembra? Tentaram matar João Paulo II logo no início de seu pontificado com um tiro à queima roupa, lembra? E Bento XVI, coitado, foi tão perseguido que acabou tendo que renunciar, como se fosse um incompetente. Escândalos e mais escândalos estouraram em seu pontificado. Até seus documentos pessoais foram roubados, para poder chantageá-lo.

E agora com Francisco não existem mais escândalos sexuais nem financeiros. A mídia, controlada pela maçonaria o está endeusando, fazendo dele um ídolo, um líder inovador, um mito. Reis, rainhas e governantes têm vindo beijar o seu anel, em reverência a “sua santidade”. Que mudança brusca, não é mesmo?

Mas o que deseja Francisco? É simples: a luta entre Deus e o diabo continua. Como o diabo sabe que nada pode contra Deus, passar um tempinho sentado na cadeira de Pedro já está bom, pois de lá ele pode “abrir a boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar o seu nome, o seu tabernáculo e os habitantes do céu” (Apoc. 13-6).

Outra missão de Francisco é facilitar o surgimento do anticristo, pois ele trabalha segundo as ordens deste, pois está sob sua vigilância, como vemos em Apocalipse 13-12. Foi primeiro preciso “ferir o pastor” (Zacarias 13,7), ou seja tirar Bento XVI, para que as ovelhas fossem dispersas (os fies). A partir de agora haverá uma grande confusão e divisão dentro da igreja católica e no mundo todo, e no meio desta confusão surge o anticristo apoiado por Francisco, que aliás já declarou que o microchip (marca da besta) é benéfico para a humanidade, não existindo na Bíblia nada que impeça o seu uso (será que Francisco já leu o Apocalipse alguma vez?)

Outra missão suja de Francisco: promover o aborto e o homossexualismo no mundo. Estes dois pecados são abominações e dão poder à satanás. É por isso que tem dinheiro à vontade para promover parada gay no mundo todo e para praticar o aborto. No Brasil o próprio governo paga o médico para a mulher que queira abortar. Recentemente Francisco afirmou que os católicos são “obcecados” com o aborto e o homossexualismo. Sublimarmente ele disse: “esqueçam aborto e homossexualismo”. Aliás, quando esteve no Brasil Francisco não fez nada para evitar o aborto, cuja lei já estava pronta, e que agora foi assinada por Dilma.

Francisco está usando mensagens sublimares, para blasfemar contra a igreja, para ser mais claro, para avacalhar mesmo com ela.

Quando perguntado pela repórter o que achava do lobby gay dentro do vaticano, Francisco respondeu: “ser gay não tem problema”. E deu uma grande pausa. E depois continuou: “o problema é o lobby gay”.

A mensagem sublimarmente passada: o homossexualismo está liberado. Resultado: explosão do homossexualismo no mundo, tendo sido Francisco eleito o “homem do ano”, pela maior revista gay dos estados unidos. Eu já vi, na missa, vários casais gays se acariciando como se fosse a coisa mais normal do mundo. E ninguém pode falar nada, pois Francisco liberou, mesmo que sublimarmente.

Mas o pior de tudo é que Francisco está atentando contra o sacrifício de Cristo na Cruz. A blasfêmia maior de todas é a de negar o culto devido só a Deus para dá-lo às criaturas e ao próprio satanás.

Cristo derramou seu sangue na cruz para nos salvar. Foi para pagar o pecado de Adão e nos reconduzir ao Pai que Cristo se sacrificou por nós.

Agora, Francisco está anulando o sacrifício de Cristo. Recentemente ele disse: “não é preciso converter ninguém. Ajude o pobre e vá embora”.

Esta afirmação pode parecer bonita e caridosa, porém, ela elimina o sacrifício de Cristo.

Ajudar o pobre, o menor abandonado, o doente, a viúva desamparada e todos aqueles que precisam, é uma conseqüência do amor à Deus. Se amo à Deus, também amo ao meu próximo, e consequentemente o ajudo naquilo que ele precisa. Enquanto esteve na terra, Cristo ajudou intensamente os necessitados. Ajudar ao próximo é uma excelente atitude, que vai ajudar no nosso julgamento diante do Pai, pois “seremos julgados pelas nossas obras” (Rom 2-6).

Mas veja bem, o que salva não é a caridade. Jesus quando enviou os doze apóstolos disse: “Ide ao mundo e pregai o evangelho à toda criatura da terra. Aquele que crer e for batizado, será salvo, mas quem não crer será condenado” (Marcos 16-16).

Cuidado, você pode passar a vida toda fazendo caridade e ir para o inferno.

E é isso que o papa Francisco quer, lhe levar para o inferno. Ele quer tirar Cristo do centro e colocar os pobres, mas pobre não salva ninguém, quem salva é Cristo.

Outra armação pesada de Francisco: “todas as religiões levam a Deus”. Parece bonito não é mesmo? Assim sendo, você pode ir na macumba, que lá você irá encontrar a Deus também.

Mas pense nisto: só Cristo morreu na cruz, logo, o caminho para o céu, é somente através dele. Você já viu algum Buda crucificado? Maomé foi pra cruz? E Alan Kardec, passou por lá? Veja o que disse o próprio Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida;ninguém vem ao Pai senão por mim (João 14,6).

Repetindo o que disse Jesus:” Ninguém vem ao pai senão por mim”.

Cuidado: quando Francisco anunciar a criação da igreja ecumênica mundial, unindo todas as religiões, não caia na lábia dele. O que ele quer é lhe afastar de Cristo e levá-lo à Satanás.

Aqui novamente Francisco está querendo lhe levar para o inferno. Siga um caminho diferente ao de Cristo e você vai ver onde vai parar.

Aliás, recentemente Francisco disse que o inferno não existe mais. O que ele quer, é que você não creia mais na existência do inferno, para lhe mandar para lá.

“Roma perderá a fé, e converter-se-á na sede do anticristo". Sabe quem disse isto? Parece coisa de fanático, não é mesmo? Mas esta afirmação é de Maria, mãe de Jesus e nossa, em La salette, França em 1846, aparição reconhecida pela igreja. Veja a mensagem completa (http://www.rainhamaria.com.br/Pagina/366/Os-Segredos-de-La-Salette), você vai se surpreender.

Na verdade, a partir de La Salette, Maria antecipou o que iria acontecer no mundo. Em Fátima, Portugal, em 1917, Maria disse que o demônio se infiltraria até o vértice na igreja, além de ter previsto o fim da primeira guerra, a expansão do comunismo e o início da segunda guerra. Acredita-se que o fato do demônio ter chegado ao papado, faça parte do terceiro segredo de Fátima, que na verdade não foi divulgado.

Em Akita, Japão em 1973 Nossa Senhora disse: "O Diabo se infiltrará até mesmo na Igreja de tal um modo que haverá cardeais contra cardeais, e bispos contra bispos. Serão desprezados os padres que me veneram e terão opositores em todos os lugares. Haverá vandalismo nas Igrejas e altares. A Igreja estará cercada de asseclas do demônio que conduzirá muitos padres a lhe consagrar a alma e abandonar o serviço do Senhor".

Eu já vi dois padres, em uma emissora católica, em rede nacional, incentivar o casamento civil gay, e ainda citam as encíclicas do papa Francisco para justificar tal abominação. O que os padres não dizem, é que os afeminados vão para o inferno, pois “não vos enganeis: nem os impuros, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os devassos, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os difamadores, nem os assaltantes hão de possuir o Reino de Deus” (1Cor 6, 9-10), e também Apoc 21.8: Os tíbios, os infiéis, os depravados, os homicidas, os impuros, os maléficos, os idólatras e todos os mentirosos terão como quinhão o tanque ardente de fogo e enxofre, a segunda morte. Se você ler as mensagens marianas como La Salette, Akita, Fátima, Lourdes e outras, vai se surpreender com o que Maria tem dito. O problema é que Deus e sua mãe foram esquecidos por esta geração.

Assim sendo, o aviso foi dado. Muita coisa ainda vai acontecer daqui para frente. Fique atento pois Cristo realmente está voltando para instalar seu definitivo reino de amor. Não fique de fora.

Movimento de Resistência Católica Viva Bento XVI

Obs: Leia as postagens anteriores clicando em "Postagens Mais Antigas", no final do Blog ou "LEIA ARTIGOS ANTERIORES" e escolha o mês, abaixo.

domingo, 15 de abril de 2018

NADA SERÁ COMO ANTES DEPOIS DO FALSO PAPA FRANCISCO

Nada será o mesmo como antes. Nós dissemos muitas vezes neste blog. Depois deste pontificado, tudo terá mudado.
Será difícil confiar naqueles sacerdotes, bispos e leigos que queriam nos convencer de que nada aconteceu, será difícil confiar nossas almas a tantos sacerdotes que, como cães mudos têm sido silenciosos diante de tantos abusos e tanto colapso e confusão.
O Senhor quer purificar nossos corações e não é a mesma tentação que de um sacerdote, bispo... que quer ser calmo, sem complicações, de um pai que tem que cuidar de seus filhos e mantê-los na verdadeira fé.
Temos tentado por alguns anos colocar tudo "de cabeça para baixo", a liturgia, o ecumenismo, as classes religiosas, a doutrina, o catecismo, os dogmas.
Antes de Francisco, tentou-se manter a seriedade e mal que bem alguns estavam sobrevivendo, mas com Francisco já foi impossível manter a compostura. Um vendaval é um vendaval e aqueles encarregados de manter o depósito da fé em todas as ordens da vida, não apenas na moral sexual e matrimonial, também não foram capazes de manter as ovelhas a salvo do lobo. Para alguns, o liberalismo tem sido sua segunda religião, para outros, a política separada das leis de Deus. Para outros, os nacionalismos substituíram suas crenças e os consideraram legítimos.
Amparados em que eram bispos de todos, calaram como mortos diante de tanto abuso, inclusive permitiram referendum em suas Igrejas. É normal quando o edifício da fé é atacado por um lado, é difícil mantê-lo em pé. Agora é o que temos, católicos, padres e leigos esquizofrênicos tentando combinar uma coisa e outra em suas cabeças. Em essência, como o apocalipse diz, eles se renderam à marca da besta e mesmo se eles se chamam cristãos, eles carregam a marca da besta em suas mãos e em suas testas (em seu comportamento e em seus pensamentos). Eles cederam porque senão o mundo não os aceita e eles querem ser amados pelo mundo.
Muitos deles consideraram que a piscadela para o mundo era legítima e flertavam com ele em questões de pureza, de espetáculos, de leituras, de dar o microfone e a cadeira às pessoas que atacavam a Igreja. Já vimos isso em faculdades e universidades católicas.
No final, eles deixaram claro que só se importam, com o que o mundo se importa. O ambiente, o feminismo "moderado", os direitos dos animais e o degelo do pólo norte ... Isso está sempre construindo pontes.
Francisco deixou claro que, se ele quer que algo seja conhecido, ele vai conseguir. Através de seus porta-vozes ou através de seus oráculos ou através de si mesmo. No final, será conhecido e os fiéis não saberão por que o fazem.
É claro que os papólatras permanecerão calados, enquanto os fiéis terão que suportar negações e contradições e permaneceremos sozinhos e abandonados diante de tanto desastre.
Como muito bem diz em um artigo Ortiz de Zarate sobre a situação difícil que estamos passando:
"Agora os pastores não se opõem mais aos governantes que propagaram crimes contra Cristo e a Lei Natural, eles os abraçam e aqueles que são chamados para converter e impregnar todas as realidades do mundo com o espírito evangélico, substituem este espírito pela foto e pelo "dialogismo" como uma nova ideologia que invade tudo. Eles acreditam que amam, mas eles só amam o mundo e seu espírito conciliatório com o mal. Este novo espírito de aggiornação parece ter eclipsado a Igreja de Cristo e submergido na escuridão e confusão. "
Os Bispos, em vez de guardar, se aggiorgonaron com o mal para não chamar a atenção e não serem estigmatizados como ultraconservadores. Nunca mais vamos confiar neles. Se nos traíram uma vez, quem nos diz que não voltarão a fazê-lo?
"O desprezo geral que bispos, sacerdotes e muitos leigos, com o Santo Padre à frente, mostram pela Tradição, junto com a rejeição de todos aqueles que buscam estabilidade e certeza na doutrina. O papa zomba deles e, no entanto, elogia aqueles que justificam a homossexualidade como o falecido Cardeal Martini, a quem ele chama de Pai de toda a Igreja ".
Como podemos confiar em um padre que não nos adverte desses perigos?
"Vivemos em tempos sombrios em que dá a impressão de que o sol já não brilha e que tudo parece perdido. Mas isso, em vez de nos desencorajar, deve nos encher de esperança, porque o triunfo de Cristo e da sua Igreja estão mais próximos. E esse triunfo será o triunfo sobre o Vaticano II, sobre o Modernismo e sobre todos aqueles que, por omissão, permitem que os inimigos de Cristo causem tantos danos à Igreja.
Temos a promessa de Jesus Cristo de que as portas do inferno não prevalecerão contra ela. (Mt 16, 18). O que nos resta é rezar e apegar-se, mais do que nunca, à Tradição e ao ensinamento doutrinal e moral transmitido pela Igreja durante séculos; É aí que encontraremos a verdade ".
Fonte: http://iotaunum.com/ante-lo-que-nos-espera
Via: https://religionlavozlibre.blogspot.com.br/2018/04/noche-oscura-en-la-iglesia.html?

3 comentários:

  1. Thiago

    Sobrará uma hierarquia modernista maçônica/esquerdista encastelada nas estruturas eclesiais e um povo minguado, conservador, tradicionalista do outro.

    A restauração da Igreja está nas mãos dos leigos. Deixe que a Igreja Conciliar perca fiéis às dezenas de milhões como já acontece. Vamos nós leigos, com o Catecismo e a Bíblia Católica anteriores à 1958 (baixem em PDF na internet) e a recitação comunitåria do Santo Rosário nos reunirmos em nossas residências, conjuntamente ou não a Padres discentes aos heréticos modernistas que usurpram a hiraquia.

    Temos que deixá-los pregando às moscas. O único desejo desta hierarquia é tornar-se uma agência da ONU para a Unificação de todas as religiões, utilizando do prestígio "papal" para destruir os Evangélios e o Magistério Perene.

    Assistir uma missa conciliar já está se tornando tortura para mim e para muitos. Pois se se esvazie de vez às igrejas, deixemos estes padres sem fé falando com as paredes. Eu dou minha palavra, no dia em que esta hierarquia tornar oficial a dessacralização da Eucaristia, nunca mais ponho os meus pés numa Igreja Católica. Os meus olhos ainda verão esta hierarquia transformar Roma numa Babilônia das religiões.

    Eu um leigo, sozinho, estou trazendo protestantes à verdadeira Igreja Apostólica Romana, mas eles não encontram a doutrina de sempre nestes padres modernistas e reclamam comigo. Não há mais saída, Roma Pagã vai excomungar os católicos fiéis ao Magistério Bimilenar, o resto dos Padres e Bispos fiéis às Sagradas Escrituras, ao Magistėrio Perene, à Trento, ao Vaticano I, serão expulsos como trapos inúteis. Os leigos como eu serão enxotados à pontapés.

    ResponderExcluir
  2. PARTE I:
    CARTA ENVIADA A UM CERTO PADRE MUITO IMPORTANTE...
    Dias atrás, bem distante daí, BH, assistia à S Missa pela R América o sr Pe .......... reclamava de varios católicos criticarem pesado a a CNBB, mas nós melhor esclarecidos e anti relativistas e não associados aos tenebrosos social-comunistas sabemos que desde D Hélder Câmara na CNBB, ele mesmo era a favor das esquerdas e as favorecia.
    Aquela tenebrosa celebração dos bispos denunciadas pelo B Kruger, permitindo as heréticas relativistas pastoras protestantes "concelebrarem" - quanta profanação da S Missa e do SS Sacramento - que ecumenismo pessimamente entendido, porém, malfadado sincretismo!
    D Manuel Pestana, tido como o Atanasio brasileiro - confira suas cartas na rede - interpelava a D Luciano Mendes à sua época de o Brasil estar se transformando numa antecâmara do comunismo ateu e a CNBB não os confrontava, silente, acuada ou parceira; os prelados, relatava ele: somos ao acaso nós os "CANES NON VALENTES LATRARE"?
    A CNBB, desde a entrada dos socialistas, PSDB, aliado dos comunistas trotsky-stalinistas, mais agressivos, PT e simpáticos à esquerdista TL parceira do PT, jamais confrontou esses bandos de relativistas e apenas um bispo, D L Bergonzini e seus poucos anexos a ele, como D Benedito Simão etc., o ajudavam na tarefa de denunciarem o PT ostensivamente para não votarem nele e aquele usou o nome da CNBB em suas intervenções, mas ela o interpelou para retirar apoio dela por seu modo de agir antimarxista - teria sido muito inconveniente essa ação de parte da CNBB, pois o grande arcebispo D Luiz Bergonzini admoestava de não votar também em Dilma, assim como em candidatos de PCs, tipo PDT, PSB, PC do B, PCB, PSOL, PSTU etc!
    Nós combatemos firmemente os acima e muito mais! Ao acaso, a CNBB promove concretamente algo como nós, citando os nomes desses subversivos vermelhos e perversores do povo, como os pestíferos Lula, Dilma, FHC-PT, Stédile, Mujica - esses 2 terroristas bem amados do papa Francisco, aos quais disse e a similares mais: "façam das suas as minhas palavras", que li no site vatican.va? Quando assim agiu, onde constaria?
    Assim, também denunciamos o Freixo, Boulos, F Castro, Maduro, Kim Jong, uns D Angélico S Bernardino et alii idem da esquerdista TL dos Boff, Betto & Cia e + PCs.
    Enquanto isso, sob sepulcral silencio da CNBB, senão conivencia com esses subversivos esquerdistas, essa sucia vermelha impunha aos fieis católicos desamparados dos pastores que os advertissem de imposições dos comunistas na adoção do aborto, pedofilia, ideologia de gênero, escola com partido, perversão por décadas seguidas ao povo pelas sexo-novelas e BBBs da Rede Globo da TelePatifaria, a perversora oficial da familia brasileira, transformando os lares com suas familias em diversos momentos, no mínimo, em cenas de quarto de motel - a zona boemia em seu lar!...
    Quando acaso a CNBB advertiu o povo das escorias da humanidade acima relatadas, indesejosas de se converterem, bandos de perversores e devassos, citando-lhes os nomes - o difícil - nunca vi ou ouvi intervenção dela, sendo o pior é que ela passa impressão de representar os bispos do Brasil, e os prelados tidos como bons bispos não a interpelam ou rompem com ela - seria por corporativismo, não provocarem "desarmonia, desunião e se deixariam dominar por esses impostores que seriam infiltrados na Igreja pró esquerdas-relativistas, que estariam a serviço da maçonaria?
    Desde a entrada do maldito PT que tem o aborto como programa oficial do partido, quanta afinidade de D R Damasceno, D Hummes, D Angélico, D Casaldáliga, D Arns, D Balduíno, D L Steiner et alii suspeitos de apoio ao PT - varios deles usam até o anel preto de tucum da TL - juntinhos com Lula-Dilma, sempre mutuamente sorridentes, quando deveriam estar em fronts diferentes acusando-se e bastante estranhando-se!

    ResponderExcluir
  3. PARTE II
    A Alta Hierarquia católica deveria estar denunciando sempre os material-ateístas comunistas diabólicos e, ao contrario, não se opondo, equivaleria a os defender as falanges satânicas encarnadas, possuidoras de radical odio ao Senhor Deus e à Sua Igreja, procedimento que gera excomunhão latae sententia aos que aderirem a eles ou mesmo aos eleitores por se tornarem coadjuvantes, esses mesmos eleitores serem as proprias vitimas de crerem nos filhotes de Satã!
    Outra, complicando o caos: o papa Francisco, denunciado por dezenas de cardeais e bispos de certos procedimentos que considerariam heréticos - de fato, configurariam-nos - tem mesmo certeza do que fala, se certo ou errado? Confira:
    The original Spanish text that is the subject of all the controversy is the following sentence (in the video above beginning at the 4:11 mark): “Y me viene a la mente decir algo que puede ser una insensatez, o quizás una herejía, no sé.”
    https://novusordowatch.org/2015/05/spanish-original-heresy/
    Abaixo, o merecedor de nossa credibilidade, D Athanasius Schneider, hoje sintonizado com cerca de idem 100 cardeais e bispos se opondo ao papa Francisco:
    Tradução de Dorothy Cummings McLean. NEWSCATHOLIC CHURCH Ter Set 19, 2017 – 10:51 am.
    ... "O Bispo D Schneider: O Papa não é o “dono” das verdades católicas … Os que têm medo de enfraquecer a unidade da Igreja criticando os ensinamentos do Papa Francisco devem lembrar que o Papa é servo da Igreja, disse D Schneider. “Ele é o primeiro que tem que obedecer de forma exemplar a todas as verdades do Mistério imutável e constante, porque ele é apenas um administrador e não um dono das verdades católicas”…
    … "O Papa deve “se ligar constantemente e Igreja a obediência à palavra de Deus “, acrescentou.
    D Schneider disse também que quando um papa tolera erros e abusos generalizados, os bispos não devem se comportar como os “funcionários servos” do papa” finalizou. Ele tem apoio de mais 2 arcebispos do Cazaquistão, D Pawel Lenga emérito e D Tomasz Peta, atual, além dos números acima de apoiadores desse!
    Outra:
    Recorde o péssimo exemplo, agindo como se bispo das esquerdas-TL-PT e teria sido escolhido por Dilma , *D Joaquim Mol num carro da vermelha CUT a 07/09/16 no grito dos **excluídos, chamando (o povo que tirou o PT) e Temer de golpistas! Assim, como varios bispos do Brasil, infiltrado da maçonaria?
    Confira na net.
    Decretum contra Communismum, certamente conhece contra os comunistas e contra quem adere a esses relativistas, assim como excomunhão contra os hereges protestantes na Exsurge Domine no C de Trento x o heresiarca Lutero e asseclas das relativistas, hereges pastores e sectarios!
    "Comunismo, nazismo, fascismo = chuvas ácidas.
    Nazismo-fascismo = pestes negras.
    Comunismo = peste vermelha" - Bento XVI.
    "Os comunistas, socialistas e niilistas são uma peste mortal que como a serpente se introduz por entre as articulações mais íntimas dos membros da sociedade humana, e a coloca num perigo extremo". QAM - Leão XIII.
    As homilias atuais de bispos e sacerdotes, insistindo demasiadamente em "DIÁLOGO, TOLERANCIA, RESPEITO ÀS DIVERSIDADES, ACOLHIMENTO, COMPREENSÃO etc." a esses acima que nos detestam, servem apenas para arrefecerem os ânimos de os católicos os combaterem - como D Walmor aí de BH que usa o termo "diálogo" recorrente e constantemente; ao contrario, N Senhor em seu tempo agia para com seus irreconciliaveis inimigos em "DIÁLOGO" era de: RAÇA DE VÍBORAS... Mt 12,34 etc., termos ideais para serem dirigidos aos ideologistas-revolucionarios e protestantes!
    Poder-se-ia aplicar aos acima religiosos pró social-comunistas e protestantes, os 2 últimos filhotes da maçonaria?
    ... "e ordenam aos videntes: “Não tenhais mais visões!” E aos profetas: “Não mais nos reveleis a justiça e o que é certo a fazer! Dizei-nos apenas o que é agradável aos ouvidos para se ouvir; profetizai ilusões". Is 30, 10.
    *https://www.youtube.com/watch?v=8GBH6BnVdmA
    ** Que saiba, os verdadeiros excluídos estão é no inferno.


    ResponderExcluir