Papa Francisco, Falso Profeta?

É difícil encontrar quem não goste do Papa Francisco. Ele é bonachão, gente boa, humilde, amigo dos pobres, não gosta de riquezas e opulências, não implica com os homossexuais e nem com os abortistas. Dizem até que ele vai andar de fusca, e como se pode ver na foto acima, gosta de coisas simples. Maravilha, não é mesmo?

E se eu lhe disser que o Papa Francisco veio para destruir a igreja católica e blasfemar contra Cristo, você acreditaria? É verdade, e é como católico que eu lhe digo isso.

Francisco é o representante da maçonaria infiltrada na igreja, que finalmente conseguiu eleger o seu papa. É duro dizer, mas o demônio chegou ao papado. Ele é a besta do Apocalipse 13-11 ”que se veste como um cordeiro (símbolo de Cristo), mas fala como um dragão” (blasfema contra Deus).

Você lembra o que Paulo VI disse? “A fumaça de satanás de infiltrou na igreja”. E agora chegou ao seu vértice.

João Paulo I foi assassinado com apenas trinta dias de pontificado, lembra? Tentaram matar João Paulo II logo no início de seu pontificado com um tiro à queima roupa, lembra? E Bento XVI, coitado, foi tão perseguido que acabou tendo que renunciar, como se fosse um incompetente. Escândalos e mais escândalos estouraram em seu pontificado. Até seus documentos pessoais foram roubados, para poder chantageá-lo.

E agora com Francisco não existem mais escândalos sexuais nem financeiros. A mídia, controlada pela maçonaria o está endeusando, fazendo dele um ídolo, um líder inovador, um mito. Reis, rainhas e governantes têm vindo beijar o seu anel, em reverência a “sua santidade”. Que mudança brusca, não é mesmo?

Mas o que deseja Francisco? É simples: a luta entre Deus e o diabo continua. Como o diabo sabe que nada pode contra Deus, passar um tempinho sentado na cadeira de Pedro já está bom, pois de lá ele pode “abrir a boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar o seu nome, o seu tabernáculo e os habitantes do céu” (Apoc. 13-6).

Outra missão de Francisco é facilitar o surgimento do anticristo, pois ele trabalha segundo as ordens deste, pois está sob sua vigilância, como vemos em Apocalipse 13-12. Foi primeiro preciso “ferir o pastor” (Zacarias 13,7), ou seja tirar Bento XVI, para que as ovelhas fossem dispersas (os fies). A partir de agora haverá uma grande confusão e divisão dentro da igreja católica e no mundo todo, e no meio desta confusão surge o anticristo apoiado por Francisco, que aliás já declarou que o microchip (marca da besta) é benéfico para a humanidade, não existindo na Bíblia nada que impeça o seu uso (será que Francisco já leu o Apocalipse alguma vez?)

Outra missão suja de Francisco: promover o aborto e o homossexualismo no mundo. Estes dois pecados são abominações e dão poder à satanás. É por isso que tem dinheiro à vontade para promover parada gay no mundo todo e para praticar o aborto. No Brasil o próprio governo paga o médico para a mulher que queira abortar. Recentemente Francisco afirmou que os católicos são “obcecados” com o aborto e o homossexualismo. Sublimarmente ele disse: “esqueçam aborto e homossexualismo”. Aliás, quando esteve no Brasil Francisco não fez nada para evitar o aborto, cuja lei já estava pronta, e que agora foi assinada por Dilma.

Francisco está usando mensagens sublimares, para blasfemar contra a igreja, para ser mais claro, para avacalhar mesmo com ela.

Quando perguntado pela repórter o que achava do lobby gay dentro do vaticano, Francisco respondeu: “ser gay não tem problema”. E deu uma grande pausa. E depois continuou: “o problema é o lobby gay”.

A mensagem sublimarmente passada: o homossexualismo está liberado. Resultado: explosão do homossexualismo no mundo, tendo sido Francisco eleito o “homem do ano”, pela maior revista gay dos estados unidos. Eu já vi, na missa, vários casais gays se acariciando como se fosse a coisa mais normal do mundo. E ninguém pode falar nada, pois Francisco liberou, mesmo que sublimarmente.

Mas o pior de tudo é que Francisco está atentando contra o sacrifício de Cristo na Cruz. A blasfêmia maior de todas é a de negar o culto devido só a Deus para dá-lo às criaturas e ao próprio satanás.

Cristo derramou seu sangue na cruz para nos salvar. Foi para pagar o pecado de Adão e nos reconduzir ao Pai que Cristo se sacrificou por nós.

Agora, Francisco está anulando o sacrifício de Cristo. Recentemente ele disse: “não é preciso converter ninguém. Ajude o pobre e vá embora”.

Esta afirmação pode parecer bonita e caridosa, porém, ela elimina o sacrifício de Cristo.

Ajudar o pobre, o menor abandonado, o doente, a viúva desamparada e todos aqueles que precisam, é uma conseqüência do amor à Deus. Se amo à Deus, também amo ao meu próximo, e consequentemente o ajudo naquilo que ele precisa. Enquanto esteve na terra, Cristo ajudou intensamente os necessitados. Ajudar ao próximo é uma excelente atitude, que vai ajudar no nosso julgamento diante do Pai, pois “seremos julgados pelas nossas obras” (Rom 2-6).

Mas veja bem, o que salva não é a caridade. Jesus quando enviou os doze apóstolos disse: “Ide ao mundo e pregai o evangelho à toda criatura da terra. Aquele que crer e for batizado, será salvo, mas quem não crer será condenado” (Marcos 16-16).

Cuidado, você pode passar a vida toda fazendo caridade e ir para o inferno.

E é isso que o papa Francisco quer, lhe levar para o inferno. Ele quer tirar Cristo do centro e colocar os pobres, mas pobre não salva ninguém, quem salva é Cristo.

Outra armação pesada de Francisco: “todas as religiões levam a Deus”. Parece bonito não é mesmo? Assim sendo, você pode ir na macumba, que lá você irá encontrar a Deus também.

Mas pense nisto: só Cristo morreu na cruz, logo, o caminho para o céu, é somente através dele. Você já viu algum Buda crucificado? Maomé foi pra cruz? E Alan Kardec, passou por lá? Veja o que disse o próprio Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida;ninguém vem ao Pai senão por mim (João 14,6).

Repetindo o que disse Jesus:” Ninguém vem ao pai senão por mim”.

Cuidado: quando Francisco anunciar a criação da igreja ecumênica mundial, unindo todas as religiões, não caia na lábia dele. O que ele quer é lhe afastar de Cristo e levá-lo à Satanás.

Aqui novamente Francisco está querendo lhe levar para o inferno. Siga um caminho diferente ao de Cristo e você vai ver onde vai parar.

Aliás, recentemente Francisco disse que o inferno não existe mais. O que ele quer, é que você não creia mais na existência do inferno, para lhe mandar para lá.

“Roma perderá a fé, e converter-se-á na sede do anticristo". Sabe quem disse isto? Parece coisa de fanático, não é mesmo? Mas esta afirmação é de Maria, mãe de Jesus e nossa, em La salette, França em 1846, aparição reconhecida pela igreja. Veja a mensagem completa (http://www.rainhamaria.com.br/Pagina/366/Os-Segredos-de-La-Salette), você vai se surpreender.

Na verdade, a partir de La Salette, Maria antecipou o que iria acontecer no mundo. Em Fátima, Portugal, em 1917, Maria disse que o demônio se infiltraria até o vértice na igreja, além de ter previsto o fim da primeira guerra, a expansão do comunismo e o início da segunda guerra. Acredita-se que o fato do demônio ter chegado ao papado, faça parte do terceiro segredo de Fátima, que na verdade não foi divulgado.

Em Akita, Japão em 1973 Nossa Senhora disse: "O Diabo se infiltrará até mesmo na Igreja de tal um modo que haverá cardeais contra cardeais, e bispos contra bispos. Serão desprezados os padres que me veneram e terão opositores em todos os lugares. Haverá vandalismo nas Igrejas e altares. A Igreja estará cercada de asseclas do demônio que conduzirá muitos padres a lhe consagrar a alma e abandonar o serviço do Senhor".

Eu já vi dois padres, em uma emissora católica, em rede nacional, incentivar o casamento civil gay, e ainda citam as encíclicas do papa Francisco para justificar tal abominação. O que os padres não dizem, é que os afeminados vão para o inferno, pois “não vos enganeis: nem os impuros, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os devassos, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os difamadores, nem os assaltantes hão de possuir o Reino de Deus” (1Cor 6, 9-10), e também Apoc 21.8: Os tíbios, os infiéis, os depravados, os homicidas, os impuros, os maléficos, os idólatras e todos os mentirosos terão como quinhão o tanque ardente de fogo e enxofre, a segunda morte. Se você ler as mensagens marianas como La Salette, Akita, Fátima, Lourdes e outras, vai se surpreender com o que Maria tem dito. O problema é que Deus e sua mãe foram esquecidos por esta geração.

Assim sendo, o aviso foi dado. Muita coisa ainda vai acontecer daqui para frente. Fique atento pois Cristo realmente está voltando para instalar seu definitivo reino de amor. Não fique de fora.

Movimento de Resistência Católica Viva Bento XVI

Obs: Leia as postagens anteriores clicando em "Postagens Mais Antigas", no final do Blog ou "LEIA ARTIGOS ANTERIORES" e escolha o mês, abaixo.

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Por que os maçons amam o Papa Francisco? Parte I


http://www.obramissionaria.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Papa-Francisco-e-os-ma%C3%A7ons.jpg
OnePeterFive, 07 de abril de 2017.
Nota do editor: Como observamos anteriormente, muito do nosso trabalho aqui no OnePeterFive é também baseado na bondade e generosidade daqueles que desejam contribuir com o nosso apostolado sem poder, por diferentes motivos, tornar público os seus próprios nomes. É assim que estamos apresentando o resultado de uma ampla pesquisa feita por uma pessoa instruída. Depois de examinar as suas descobertas, decidimos apresentar aos nossos leitores, sob a condição do anonimato, as evidências reunidas para demonstrar que maçons de todo o mundo se alegraram com a eleição de Jorge Bergoglio para o Papado, e que eles continuaram a elogiá-lo publicamente pelo seu amplo e contínuo plano de reforma.

Uma vez que as palavras na maioria das vezes falam por si mesmas – e, então, leva-nos todos a uma profunda reflexão sobre a natureza e a proposta desse Papado – devemos deixar os nossos leitores com a evidência abundante compilada nas páginas seguintes. Os documentos citados não estão todos apresentados de forma cronológica. Como há muito material, apresentaremos a documentação em partes, das quais esta é a primeira. Quando for possível, daremos os links diretos para as fontes citadas para facilitar a confirmação dos nossos leitores. Também queremos expressar nossa imensa gratidão à pessoa que fez toda a pesquisa – um verdadeiro trabalho de amor, feito por devoção filial à nossa Igreja Católica e ao seu ensinamento formativo.

Comentários preliminares sobre a Maçonaria e a Igreja Católica.

1. Um Papa conforme os nossos desejos.


"O que devemos exigir, o que devemos buscar e esperar, como os judeus esperaram o Messias, é um Papa conforme os nossos desejos. Alexandre VI, com todos os seus crimes privados, não nos serviria, pois nunca errou em questões religiosas. Clemente XIV, ao contrário, serviría-nos da cabeça aos pés" (Da "Permanent Instruction of the Alta Vendita", seção XIX, primeira metade do século XIX – ênfase adicionada). 

Como o falecido John Vennari, então editor do Catholic Family News, explicou, a "Alta Vendita era a loja mais importante dos Carbonari, uma sociedade secreta italiana com ligações com a Maçonaria e que, junto com a própria Maçonaria, foi condenada pela Igreja Católica".

Esta citação da Alta Vendita nos dá uma idéia do que alguns maçons estavam historicamente procurando com relação ao Papa da Igreja Católica. Em 1861, Jacques Crétinau-Joly publicou um livro intitulado L'Église romaine en face de la revolution. O autor francês publicou pela primeira vez a Alta Vendita dos Carbonari, que de acordo com os estudiosos da Maçonaria, foi o braço armado de facto da Maçonaria. Aqueles que ocupavam posições de liderança nesse grupo secreto já tinham que ser maçons de alto grau [1].

De acordo com esse e com outros documentos maçônicos que foram apreendidos pela polícia papal, os maçons estavam esperando por um Papa conforme as suas necessidades. Não um Papa que fosse membro da sua "irmandade", mas um Papa que se alinhasse com a sua mentalidade. A Alta Vendita pede por um Papa que – semelhante a Clemente XIV [2] – entrega os pés e as mãos aos poderosos (sem medo) e aos incrédulos (que o louvarão por sua tolerância). Para chegar a esse ponto na Igreja, a Alta Vendita sabia que poderia levar muito tempo, até um século [3].    

Esse documento foi publicado em 1861, muito antes de existir católicos tradicionalistas. Era o tempo de Pio IX.

2. João Paulo II e Bento XVI não agradam…

Voltemos ao presente.

Em uma entrevista de 1999 e em outra de 2009, o advogado Gustavo Raffi, Grão-mestre do Grande Oriente da Itália (1999-2014), diz que alcançou o Papa Paulo VI porque (afirma Raffi) durante o seu pontificado "a Maçonaria passou por um período de grande diálogo com a Igreja, muitos do clero falavam sobre o fim da censura anti-maçônica e argumentavam a favor de uma compatibilidade entre a Igreja e a Loja [4]. Mas com o Papa João Paulo II houve um retorno à "geada" anti-maçônica: em 1983, a Congregação para a Doutrina da Fé (CDF), presidida pelo Cardeal Joseph Ratzinger, reafirmou a incompatibilidade entre a Igreja e a Maçonaria (Cf.http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_19831126_declaration-masonic_en.html]). O Papa Wojtyla aprovou aquela declaração [O OnePeterFive recontou aqui o papel que o Dr. Ingo Dollinger desempenhou com relação ao documento de 1983 da CDF: [http://www.onepeterfive.com/profile-the-life-of-dr-ingo-dollinger/] – o editor].
Desde 1999, no entanto, o Arcebispo (mais tarde, Cardeal) de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, é membro honorário do Rotary Club (cf. https://www.rghfhome.org/first100/history/headings/leaders/vatican.htm#Francis]), que tem ligações com a Maçonaria e até foi condenado por alguns Bispos na Europa, no início do século XX.

No inverno de 2004-2005, na revista maçônica britânica Freemasonry Today, um maçom alemão, Axel Pohlmann, queixou-se do Papa Wojtyla (ainda vivo naquela oportunidade) e do Cardeal Ratzinger. Pohlmann sugeriu que depois da morte do Pontífice polonês, os maçons deveriam fazer o seu melhor para convencer a Igreja a remover qualquer condenação anti-maçônica [5]. No artigo, ele pergunta:

"O que está reservado para o futuro? Quando perguntado se os contatos deveriam ser mantidos, o padre Sebott disse: 'não enquanto os homens [incluindo Ratzinger] que tomaram as decisões dos anos 1980 estiverem em seus postos, incluindo o Papa'. Esta declaração pode ser negativa para o presente, mas carrega uma esperança para o futuro".

Os desejos do maçom Pohlmann logo pareciam se tornar realidade: poucos meses depois de seu artigo ter sido publicado, o Papa João Paulo II faleceu. Seguiu-se o Conclave de 2005. O Cardeal Carlo Maria Martini (jesuíta) estava entre os condidatos elegíveis. Foi ele quem mais atraiu os maçons [6]. Mas parece que naquele Conclave a escolha decisiva oscilou entre o Arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio (também jesuíta), e Joseph Ratzinger [7]. Ratzinger venceu (para o desapontamento dos maçons) e tornou-se Bento XVI, o Papa da Summorum Pontificum (Cf. http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/en/letters/2007/documents/hf_ben-xvi_let_20070707_lettera-vescovi.html]), um Papa amplamente visto como um defensor da clara e forte proteção dos valores inegociáveis.

No pontificado de Ratzinger houve ataques frequentes da mídia contra a pessoa do Papa, em certos casos diariamente, conspirações de "espiões", vazamento de documentos, críticas de vários teólogos contra o Papa, e um boicote massivo contra o Motu Proprio Summorum Pontificum. Parece que entre os boicotadores, ou pelo menos entre os observadores não entusiasmados da Summorum Pontificum, estava Jorge Mario Bergoglio, então Arcebispo de Buenos Aires [8].

Em 2010, o jornal maçônico argentino, Hiram Abif, mostrou o seu desapontamento com o Papa Bento XVI e já especulava sobre o seu futuro sucessor:

"Os primeiros anos de Bento XVI deixaram um sentimento de crise crescente na Igreja Católica. Nunca antes os desacordos e divergências foram tão estrondosos dentro e fora do Vaticano. […] E depois de Bento XVI? Quais são as opções que surgem? Quem poderia conduzir a uma nova etapa?” [9]

Em fevereiro de 2013, Bento XVI apresentou suas preocupações sobre a sua própria capacidade de continuar um pontificado efetivo, e renunciou. Um novo Conclave foi realizado. Dessa vez, quando um novo Papa apareceu no balcão da Basílica de São Pedro, no dia 13 de março, era o mesmo Jorge Bergoglio, afirmado como alternativa favorita a Ratzinger no Conclave de 2005. O ex-Cardeal Arcebispo de Buenos Aires tomou o nome Francisco, o primeiro Papa a fazê-lo na história da Igreja. Após sua eleição, os ataques implacáveis da mídia e o criticismo constante quase chegaram ao fim, aqueles que se opuseram ao Summorum Pontificum ganharam nova força. Muita discussão sobre a "misericórdia" como tema do novo pontificado entrou na conversa pública, mas a mesma misericórdia parecia ter sido negada aos setores "conservadores" em comunhão com Roma.

3. […] "talvez na Igreja nada será como antes. Rumo à Nova Era.   

Em certos círculos tradicionalistas da Argentina, é dito que Bergoglio, antes de tornar-se Bispo, desapareceu por um tempo e foi iniciado na Maçonaria, então reapareceu e fez carreira. Quem sabe a verdade? É mais um caso de desinformação tradicionalista? Uma teoria da conspiração e nada mais? O que sabemos com certeza é que, ao longo dos anos, Bergoglio tem demonstrado agradar vários grupos maçônicos, a tal ponto que eles não fazem segredo da satisfação com o Papa. Vamos continuar agora apresentando várias declarações maçônicas a favor de Francisco. Constitui uma quantidade de elogio público nunca recebido por um Pontífice antes (até a data deste texto reunimos mais de 60 exemplos de elogios maçônicos ao Papa argentino).

Sem dúvida alguns dirão que essa imagem de Francisco na mídia como favorecido pela Maçonaria é resultado da exploração maçônica e o Papa mesmo não tem nada a ver com isso. Pode ser muito bem o caso. Mas, então, é importante questionar por que os maçons não exploraram ou elogiaram de forma semelhante os Papas Pio IX, Pio X, Pio XI e Pio XII. Parece razoável concluir que eles tiveram pouca oportunidade para fazê-lo, pois esses Papas não lhes dava muito com o que pudessem interpretar de forma favorável aos seus interesses.

Vamos agora examinar as evidências do apoio maçônico ao Papa Francisco:

1). Depois de sua eleição, o Papa Francisco recebeu congratulações e elogios da B'nai B'rith [10], uma espécie de poderosa Maçonaria para-judaica somente para judeus. A B'nai B'rith (B.B.) alega que não é maçônica, mesmo que suas assembléias sejam chamadas de "Lojas" e "Grande Loja". A B'nai B'rith foi fundada em 1843, e retirou amplamente vários de seus próprios elementos da Maçonaria. Parece que a B'nai B'rith, como organização, tem pouco ou nada a ver com o esoterismo. Ser elogiado pela B'nai B'rith pouco significa; a B.B. também se mostrou contente com Paulo VI e João Paulo II, assim como com Francisco. Mas existem algumas diferenças. João Paulo II condenou abertamente os maçons, e a Maçonaria não o elogiou tão logo tenho sido eleito. Existem alguns elogios esporádicos dos maçons a João Paulo II depois do encontro de oração em Assis, em 1986 – culminando com um prêmio do Grande Oriente da Itália, em 1996 – porém, não muito mais. A condenação anti-maçônica de 1983, citada anteriormente, apagou a maior parte do entusiasmo maçônico pelo Papa.

2). No dia de sua eleição, o site de notícias Impulso Baires transmitiu um comunicado da Gran Logia de la Argentina de Libres y Aceptados Masones; o próprio Grão-mestre, Angel Jorge Clavero, cumprimentou o novo Papa Francisco e ex-Cardeal Arcebispo de Buenos Aires [11].

3). Em 15 de março de 2013, o site da Gran Loggia Virtuale d'Italia, GLVDI, publicou uma declaração (embora com data de 13 de março de 2013) do Grão-mestre Luciano Nistri sobre a eleição do novo Papa:

"A Igreja Católica escolheu como Papa o jesuíta Jorge Mario Bergoglio, que assume o nome de Francisco. Uma escolha clara, alheia à lógica da Cúria Romana e do poder temporal. Desde o primeiro momento, o Papa Francisco, um homem que vem 'quase do fim do mundo', rejeitando a veste de arminho e a cruz de ouro, substituindo-a com a cruz de ferro, fez o seu primeiro ato tangível. Em suas primeiras palavras de saudação, ele manifestou o desejo de dialogar com o mundo e com a humanidade, alimentando a esperança viva dos leigos e não-crentes de que a mudança está a caminho. Talvez seja realmente o que o mundo espera e o que ele espera. Uma nova Igreja que sabe como reconectar amor e verdade em um confronto com instituições não entrincheiradas na defesa de seu próprio poder. É a mesma esperança pela qual – especialmente na América Latina, onde os maçons Simón Bolívar, Salvador Allende e Giuseppe Garibaldi (principalmente no Brasil) entre os muitos que deram liberdade a seus povos – o mundo sempre esperou.
"Uma mensagem de que a Maçonaria percebe uma forte ruptura com o passado e que se volta agora a ouvir os pobres, os marginalizados e mais fracos. Ao novo Pontífice nós enviamos os nossos melhores votos para seu bom trabalho nos próximos anos. Luciano Nistri, Grão-mestre GLVDI" [12].

Em janeiro de 2017, Luciano Nistri, 33o (58 anos, originário de Prato), foi designado novamente Grão-mestre da GLVDI por três anos (2017-19) [13].

4). Em 14 de março de 2013, Gustavo Raffi, Grão-mestre do Grande Oriente da Itália – uma das lojas mais importantes do mundo – saudou e elogiou o novo Pontífice. Raffi disse, possivelmente de forma profética: "talvez na Igreja nada será como antes" [14].

5-6-7). O site maçônico Fenix News, dirigido pelo maçom peruano Mario Rolleri, 330 (Loja Luis Heysen Inchaustegui, Lima, Peru), publicou no dia 15 de março de 2013 uma declaração da Grande Loja Unida do Líbano. O Grão-mestre Rami Haddad e o Soberano Grão Comandante Jamil Saade enviaram suas congratulações à Argentina, às mulheres da Gran Logia Femenina de Argentina (sic), pela ocasião da eleição do Papa Bergoglio [15]. Nessa declaração nós vemos o apoio dos maçons peruanos (5), libaneses (6) e argentinos (7), que estavam todos contentes com a eleição de Bergoglio.

Em contraste, Pio IX, Pio X ou Pio XII, quando eleitos, não receberam louvores e saudações da Maçonaria italiana ou internacional. Esses "pios" Pontífices nunca foram amigáveis com os maçons (é coincidência que as causas de canonização de Pio IX e Pio XII estejam paradas?).

8). Poucas semanas após a eleição de março de 2013, do Papa Francisco, na edição de 2013 do boletim de notícias maçônico canadense The Watermark, lemos que o novo Papa está na internet, e até foi dado como maçom que utiliza sinais maçônicos ("um maçom utilizando sinais maçônicos, blá, blá!" [16]) … O escritor sugere que trataria o assunto no nível de um bate-papo (“blá, blá!”). O autor está confiante de que o novo Papa, apesar do seu conservadorismo, estará disposto a estabelecer uma relação melhor entre o Catolicismo e a Maçonaria. O mesmo artigo traz a mensagem completa de bons votos do Grão-mestre da Grande Loja da Argentina [Ángel Jorge Clavero, ver ponto 2, abaixo] ao novo Pontífice. No final do artigo do Watermark, o maçom canadense manifesta esperança por um cessar da injusta perseguição centenária da Igreja Romana Católica contra os maçons [17].

9). Em uma carta ao seu amigo progressista, Massimo Teodori, em 20 de junho de 2013, o Grão-mestre Raffi mostrou estar cheio de zelo e entusiasmo pelos atos e palavras do Papa Francisco. Raffi advogou uma profunda "reforma" da Igreja, claro, conforme os planos do pensamento maçônico e secularista. Raffi elogiou Karl Rahner (jesuíta) como "grande teólogo" e a sua teoria dos "cristãos anônimos". Raffi opôs-se à "antiga liturgia dos privilégios e sinecuras" [18].

10). A favor do Papa Bergoglio também estava a revista maçônica brasileira O Malhete [19]. Em um artigo ("Uma lição do Papa"), p. 07, o Bispo de Roma é exaltado. O autor era Derildo Martins da Costa, Venerável Mestre da Loja "Luz do Planalto", Leste da Serra – Grande Oriente do Brasil. Martins da Costa escreve: "O Papa Francisco, antes de exortar os outros a fazerem, primeiro fez. Aí está a diferença do Papa Francisco para os seus antecessores". Além disso, Martins da Costa diz que o Papa "parece ter vindo para dar exemplos" – exemplos, é razoável concluir, que os maçons achem aceitáveis. No Brasil, de fato, o "Papa nos deixou uma profunda lição de cidadania" quando passou em frente a uma "igreja evangélica" e decidiu rezar o "Pai nosso" com os pastores que estavam à porta.

(Uma pequena observação: o Cardeal João Braz de Aviz, atual Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, participou como Arcebispo de Brasília (Brasil), em 2006, de um fórum "espiritual". Em tal fórum estavam presentes também representantes da teosofia, do espiritismo e da Maçonaria brasileira (Grande Oriente do Brasil) [20]. Braz estabeleceu um diálogo com eles e com as freiras americanas liberais [21], mas não tanto com os monges e freiras dos Franciscanos da Imaculada, do padre Stefano Maria Manelli).

11). Na edição 1-2/2013 (pp. 65-66) da revista L'Acacia, da Gran Loggia del Rito Simbolico Italiano, o editor chefe, Moreno Neri, espera que o Papa Francisco, um jesuíta, possa realmente reformar a Igreja ("ninguém mais apropriado que um jesuíta para assumir os desafios das mudanças que aguardam a Igreja"), e recomenda o Cardeal Martini. O maçom Neri espera que a Igreja não seja mais um "sistema fechado e empoeirado".

12). Em 2013, os jornalistas italianos Giacomo Galeazzi e Ferrucio Pinotti publicaram o livro Vaticano Massone. Galeazzi é super "fã" do Papa Francisco, como o é Andrea Tornielli, correspondente no Vaticano e colega de Galeazzi no jornal La Stampa, de Turim. Galeazzi-Pinotti escrevem:

"Nos últimos 30-35 anos, muitos jesuítas estiveram interessados de forma positiva na Maçonaria; eles tomaram parte em debates públicos, conferências organizadas pelo Grande Oriente da Itália, escreveram artigos e livros sobre o pensamento filosófico e a história da Maçonaria – em outras palavras, eles eram os eclesiásticos que, apesar dos anátemas e das diversas excomunhões da Igreja de Roma contra a instituição maçônica, tentaram entender, e muitas vezes acabaram compartilhando a abordagem filosófica" [22].

Galeazzi-Pinotti também relataram sobre algumas declarações feitas pelo maçom Nicola Spinello:

"Nicola Spinello, Vigário-adjunto Grão-mestre da Comunidade Piazza del Gesú, respondeu a pergunta colocada para ele pelo programa televisivo Mistero, que foi ao ar no dia 20 de março de 2013: "Qual a relação entre os jesuítas e os maçons? Jesuítas e Maçonaria sempre tiveram um grande e mútuo interesse especulativo" […]
Então, a pergunta: "O Papa é da Argentina, e na Argentina há uma grande tradição maçônica; ele foi Arcebispo de Buenos Aires, você acha que ele pode ter tido relações com a Maçonaria?"
Spinello respondeu: "Exatamente o oposto me surpreenderia: se ele não tivesse tido essas relações. A tradição maçônica na Argentina é muito poderosa".
Em outra pergunta do entrevistador ele respondeu: "Eu acredito que esse Papa é a realização de um projeto que há muito tempo queria ser adotado" [23].

Galeazzi-Pinotti continuam:

"O Grão-mestre da Catânia, Vincenzo Di Benedetto, chefe da Sereníssima Grande Loja Piazza del Gesú, também respondeu a nossa específica pergunta: "Várias fontes indicam a existência de lojas maçônicas também no Vaticano; você considera isso possível?" Ele respondeu sem hesitação: "Sim, certamente, independentemente de você utilizar o nome ou não" [24].

13). Em julho de 2013, celebrando o seu amigo e falecido Cardeal Ersilio Tonini, o Grão-mestre Gustavo Raffi (Grande Oriente da Itália) lançou um novo tributo ao Papa Francisco:

"A humanidade hoje está cada vez mais pobre, como a Igreja Católica. Mas a Igreja do Papa Francisco promete respeitar a alteridade e partilhar a idéia de que o Estado secular promove a paz e a coexistência de diferentes religiões" [25].

14). Em uma carta de duas páginas, datada de 09 de setembro de 2013, Gian Franco Pilloni, Sereno Grão-mestre da Grande Loja da Itália – U.M.S.O.I. (Unione Massonica Stretta Osservanza Iniziatica, fundada por Armando Corona, já Grão-mestre do Grande Oriente da Itália) – dirigiu-se ao Papa Francisco pedindo-lhe que trabalhasse "para o fim das divisões que existem nas relações entre a Igreja Católica e a Maçonaria". Pilloni quer nos fazer acreditar que a Maçonaria não é adversária da Igreja Católica, mas que elas andam em "ruas paralelas". Pilloni elogiou o Papa Francisco, dizendo que "A Igreja Católica está sendo dignamente representada por você", e acrescenta, "eu apelo a Vossa Santidade, um homem de extraordinárias qualidades humanas" [26]. Pilloni escreve que a sua Grande Loja é “reconhecida pela Grande Loja Americana, à qual eu pertenço” (i.e. Pilloni também é membro da Maçonaria americana) [27].

15). No dia 21 de setembro de 2013, durante as celebrações do Grande Oriente da Itália por ocasião da recorrência do 20 de setembro e o Equinócio de outono, o Grão-mestre Gustavo Raffi declarou, inter alia:

"O Papa Francisco lançou mensagens de humanidade que estão em sintonia com o que temos dito há anos. Ao falar à sociedade, ele também convida as pessoas a saírem das catacumbas e não se afastarem, mas testemunharem entre os diversos povos os próprios valores. As reflexões não devem ser limitadas ao hoje, mas devem constituir o futuro. Esta é uma Maçonaria viva, falando [em diálogo] com as pessoas” [28]

16). Em data não definida, mas ainda no ano de 2013 – no site da revista filipina Southern Leyte Times – o editor Antonio M. Reyes, maçom declarado, escreveu que os grandes heróis filipinos são maçons e que a Igreja Católica condenou a Maçonaria, também com a declaração do então Cardeal Ratzinger (1983). Reyes afirmou sua crença de que agora, com o Papa Francisco, as coisas mudariam, porque, tanto para o Pontífice reinante quanto para os maçons, todas as religiões e associações de irmandade que acreditam em Deus não devem ser condenadas à danação eterna. Os professos cristãos (maçônicos) como Reyes querem prestar atenção ao apelo do Papa para a tolerância religiosa e para o ecumenismo genuíno. Reyes escreve:

"Felizmente, os católicos romanos agora têm um líder no Papa Francisco, que acredita que todas as religiões e associações de irmandade que creem em Deus não devem ser condenadas à danação eterna. Nós, como cristãos, devemos atender o seu apelo à tolerância religiosa e ao ecumenismo genuíno" [29].

17). Em uma entrevista publicada sem data, após sua eleição em 2013, Vincenzo Romano, 330, novamente eleito Deputado ou Vigário Grão-mestre da Gran Loggia d'Italia degli Antichi Liberi Accettati Muratori – Piazza del Gesú – Palazzo Vitteleschi -, apontou que a Maçonaria não segue os princípios [católicos] e reclamou que a Igreja não aceita a forma de pensar dos maçons [31]. Ele então respondeu a seguinte pergunta:

"O Papa Francisco já fez muitas aberturas; pode haver algo de positivo a ser visto nele com relação à Maçonaria?"

O maçom respondeu:

"O Papa Francisco até agora provou ser um grande Papa, mas eu não sei se ele tem algum preconceito contra nós. Vamos esperar para ver se haverá alguma reação. Nós nos declaramos prontos para abraçar o mundo católico" [30].

. Fim da primeira parte.

NOTAS.
[1]. L. DE PONCINS, La Franc-Maçonnerie d’après ses documents secrets, Diffusion de la Pensée Française, Chiré-en-Montreuil, 1975, p. 159.
[2]. Papa Clemente XIV (1705-1774), Papa de 1769 a 1774, relutantemente suprimiu a Ordem dos Jesuítas em 21 de julho de 1773 (cf. Dominus ac Redemptor). A Ordem foi restaurada pelo Papa Pio VII, em 1814. Nota do editor.
[3]. Instruction permanente (Haute Vente), cit. in J. CRÉTINEAU-JOLY, L’Eglise romaine en face de la Révolution, Vol. II, vol., Henri Plon, Paris 1861, pp. 74-75.
[4]. S. MAGISTER, “Massone, non c’è comunione,” in L’Espresso, 19 de agosto de 1999, p. 69 (68-71) [http://chiesa.espresso.repubblica.it/articolo/7167.html]; cf. Gustavo Raffi, Grão-mestre do Grante Oriente da Itália, in Erasmo notizie, n° 6-7- 8, 31 março – 31 abril 2009, Grande Oriente d’Italia, Roma, p. 32.
[5]. A. POHLMANN, “Not a crime, but a sin?” (to be a Freemason), in Freemasonry Todayin [https://web.archive.org/web/20101215192220/http://freemasonrytoday.com/31/p10.php].
[6]. D. MINERVA, Dialogo sulla vita. Colloquio tra Carlo Maria Martini e Ignazio Marino (L’espresso, 27 de abril de 2006), in Erasmo notizie, Bollettino del Grande Oriente d’Italia, n. 7-8/2006, pp. 42-47.
[9]. Cf. p. 20 desta edição: [http://www.hiramabif.org/revista/abif_119.rar].
[12]. GLVDI Notiziario – Notiziario Massonico Gran Loggia Virtuale d’Italia, R.S.A.A. Massoneria Italiana, Comunicato, Post n° 159, publicado em 15 de março de 2013 [http://blog.libero.it/GLVDI/11982726.html].
[15]. "Gran Logia Unida del Libano saluda a la Gran Logia Femenina de Argentina por eleccion de nuevo Papa Francisco” [http://www.fenixnews.com/2013/03/15/gran-logia-unida-del-libano-saluda-a-la-gran-logia-femenina-de-argentina-por-eleccion-de-nuevo-papa-francisco/].
[16]. "O ex-Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, agora Papa Francisco I, já encerrou os delírios anti-maçônicos e anti-católicos e a internet está agitada (basta procurar no Google: Papa Francisco – Maçonaria) com olhos ferozes afirmando que "o papa negro" é um maçom utilizando sinais maçônicos, blá, blá!" (“A New Pope – A New Relationship With the Roman Catholic Church?” in The Watermark – Canada’s online Masonic Philatelic Newsletter, Vol. 3 – Edição 4 – Abril, 2013, p. 3), [http://bytown.ottawamasons.ca/Watermark%20April%202013.pdf].
[17]. “Eu tenho esperança de que este novo Papa que, apesar do seu conservadorismo, é bastante admirado por sua humildade pessoal e por um compromisso com a justiça social, terá vontade de construir uma relação melhor entre o Catolicismo e a Maçonaria. Faço eco dos comentário do Grão-mestre da Grande Loja da Argentina” […] "Nós podemos apenas esperar que centenas de anos de perseguição injustificada da Igreja Romana Católica contra a Maçonaria irá cessar" (Ibid., p. 3).
[18].  Cf. Erasmo notizie, bollettino d’informazione del Grande Oriente d’Italia, anno XIV, n. 13-14, 31 de julho de 2013, Roma, Rome, p. 19.
[19]. Agosto de 2013, Grande Oriente do Brasil, estado do Espírito Santo (GOB-ES).
[20]. Cf. Corrispondenza Romana, n. 971/03, 6 December 2006 [http://www.fattisentire.org/modules.php?name=News&file=print&sid=2294]. Lemos neste site que Braz de Aviz foi "nomeado Bispo auxiliar de Vitória em 1994, em 1998 foi apontado Bispo Diocesano de Ponta Grossa; depois de quatro anos apenas, em 2002, foi transferido para Maringá e, em 2004, foi apontado Arcebispo Metropolitano de Brasília. Uma carreira verdadeiramente meteórica". Em 2010-2011, ele foi apontado como o novo Prefeito dos Religiosos [“Prefect of Religious”], e logo elevado a Cardeal.
[22]. Giacomo GALEAZZI – Ferruccio PINOTTI, Vaticano Massone: Logge, denaro e poteri occulti: il lato segreto della Chiesa di papa Francesco. Edizioni Piemme, Milão, 2013, pp. 56-57.
[23]. Ibid., p. 83 – ênfase adicionada. 
[24]. Ibid.
[25]. Erasmo notizie, Bollettino d’informazione del Grande Oriente d’Italia, Anno XIV, número 15-16, 30 de setembro de 2013, p. 11.
[28]. Erasmo notizie, Bollettino d’informazione del Grande Oriente d’Italia, Anno XIV, número 17-18, 31 de outubro de 2013, p. 6.
[31]. [Pergunta da entrevista]: “Sua relação com a Igreja?” [Resposta]: "Nós pagamos com uma excomunhão que é agora ridícula e que remonta a cem anos atrás. Tentamos abrir um diálogo com o Vaticano e há alguns anos tivemos sucesso com séries de correspondências trocadas com o Secretário de Estado. No entanto, há uma certa rigidez por parte da Igreja por causa dos dogmas. Juramos sobre o livro sagrado, que é a Bíblia, não temos nada contra a Igreja. E a Igreja não aceita a forma com que pensamos. Nós não vivemos com dogmas, em vez disso nós gostamos de elaborar nosso pensamento, comparar, pensar. Isso nos distingue. A Igreja tem muitos preconceitos contra nós". Ibid.
Tradução: Bruno Braga.
Via: http://www.obramissionaria.com.br/por-que-os-macons-amam-o-papa-francisco/
---
Por que os maçons amam o Papa Francisco? Parte II
Postado em 10 de maio de 2017
http://www.obramissionaria.com.br/wp-content/uploads/2017/05/Ma%C3%A7ons-e-o-Papa-Francisco.jpg
OnePeterFive, 28 de abril de 2017.
Nota do editor: Esta é a segunda de um longo estudo em três partes sobre como os maçons no mundo reagiram ao Papa Francisco e ao seu Pontificado. Sem introdução adicional, continuamos aqui com a coletânea de citações e provas variadas para mostrar o quanto a Maçonaria aprova o Papa Francisco.
Continuação da coletânea de citações.
18). No sábado, 02 de março de 2013, Mario Rolleri, 33o (trigésimo terceiro grau), publicou no site de notícias maçônico em língua espanhola, Fenixnews, um par de sentenças em defesa dos direitos humanos do então Cardeal Bergoglio, em 2009 e 2012. O título do artigo é "Bergoglio: el Papa en 02 frases" [1] – e você vê a foto do Papa Francisco. Mas o que é estranho: o artigo é datado de 02 de março de 2013 – embora Bergoglio tenha sido eleito Papa somente 11 dias depois, em 13 de março de 2013! A data em que o artigo foi publicado está errada (02 de março) ou o nome do futuro Papa já era conhecido antes de sua eleição oficial? A este respeito, é impressionante o que nosso colega Sandro Magister notou em seu recente artigo, intitulado "O homem que teve de ser eleito Papa" ("The Man Who Had to Be Elected Pope") [2].
19). Em dias não especificados, mas naqueles logo após a eleição do Papa Francisco, em março de 2013, o maçom Oscar Bartoli escreveu uma carta aberta ao Papa Francisco, alegrando-se com a sua eleição e concluindo:
"Como católico meio-praticante [sic] em constante dificuldade pelo conflito interior com a minha cultura da dúvida, eu quero lhe dizer que espero, junto com um bilhão e duzentos milhões de católicos em todo o mundo, que a sua eleição para o trono papal pode realmente ser um momento de genuína revitalização da nossa fé, ferida pelas pragas que estão na superfície da vida do Vaticano por tanto tempo.
"Eles precisam do seu exemplo para os crentes, os crentes justos, os quase crentes, os agnósticos e ateístas. E aqueles que, enojados com o bom comportamento da 'burocracia' em vestes clericais, fugiram às vezes para um diálogo pessoal com Deus, derrubando dogmas e ensinamentos. Bom trabalho, caro Francisco, e que o Senhor o proteja junto com o seu clero.
"Oscar" [3].
Oscar Bartoli é um maçom italiano do Grande Oriente da Itália – Palazzo Giustiniani [4] -, residente em Washington D.C., membro do Rotary Club da capital americana [5] e fundador da Italia Lodge 2001, também em Washington (na obediência da Grande Loja de Washington) [6].
20). O maçom peruano Mario Rolleri, 33o, deve ter ficado tão animado com a eleição do Papa que, no dia 15 de março de 2013, postou no Fenixnews as primeiras palavras do novo Pontífice. O artigo termina com as palavras da multidão: "Viva o Papa!" [7]
21). Mario Rolleri, 33o grau e Grão-mestre do Grande Oriente do Peru [pelo menos em 2017], diretor executivo do Fenixnews, ofereceu um interessante elogio público ao Papa Bergoglio no sábado, 17 de março de 2013. Rolleri, 33o, elogiou o Papa Francisco por sua humildade, humanidade e firmeza. Rolleri sentiu que muitas coisas mudariam na Igreja, e que "Sua Santidade Francisco" deveria nomear um novo Secretário de Estado. Rolleri, 33o, saudou o Papa Francisco com carinho, desejando a ele um longo e frutuoso pontificado [8]. Não parece que Rolleri tenha feito uma saudação similar ao Papa Bento XVI.
22). Na sexta-feira, 20 de março de 2013, no Fenixnews, Mario Rolleri, em outro artigo laudatório sobre o novo Papa, declarou sua convicção de que o Papa Francisco e a Maçonaria poderiam começar um diálogo frutuoso [9].
23). Na sexta-feira, 29 de março de 2013, Mario Rolleri, 33o, reportou o longo testemunho positivo sobre o Papa Francisco dado pelo jesuíta venezuelano Luis Ugalde, diretor do "Centro de Reflexion y Planificación Educativa", em Caracas. Padre Ugalde conheceu Bergoglio em 1983. O padre Bergoglio, disse ele, salvou a vida de muitas vítimas da perseguição política. Padre Ugalde afirmou que o Papa Francisco teria que mudar muitas coisas na Igreja [10] (o maçom Rolleri, 33o, claro, estava contente com essa idéia!).
24). No domingo, 31 de março de 2013, em outro artigo apreciativo sobre o Papa Francisco, Mario Rolleri, 33o, já anunciava [com tão pouco tempo de sua eleição] que com o novo Papa haveria notícias de mudanças e decisões inesperadas [11].
25). Na quinta-feira, 11 de abril de 2013, o maçom Mario Rolleri, 33o, ainda estava elogiando Francisco no site Fenixnews, e desta vez ele ainda chamou a Cabala hebraica para ajudar! Rolleri comparou Francisco com o número 13, uma vez que ele foi eleito em 13 de março. Rolleri explicou que, para a Cabala hebraica, 13 não é um número de "má sorte", mas traça o propósito da criação. Para os cabalistas não há boa nem má sorte. Rolleri escreve que o Cardeal Bergoglio não teve a sorte de ser eleito Papa, mas sim construiu essa realidade com as suas próprias ações [12]. Rolleri invocou a Luz do Criador sobre o Papa Francisco e sobre a sua mensagem de amor e cuidado para com todos os seres humanos [13].
26). No sábado, dia 11 de maio de 2013, novamente no site maçônico Fenixnews, Juan Orrego escreveu que os maçons argentinos, a "Gran Logia de la Argentina de Libres y Aceptados Masones", acolheu bem a eleição do Papa Francisco. Orrego observa que as relações entre a Igreja e a Maçonaria melhoraram nas últimas décadas. No final dos anos 1990, os maçons se reuniram com o episcopado. Hoje, as relações são muito cordiais, embora o Vaticano mantenha que as posições da Maçonaria são incompatíveis com as da Igreja. A eleição do Papa Francisco efetuou um progresso nas relações entre a Igreja e a Maçonaria [14].
27). Em 12 de junho de 2014, na apresentação do livro de Ignazio Ingrao, Il concilio segreto (Piemme Publisher, 2013), o Grão-mestre do Grande Oriente da Itália, Stefano Bisi, declarou entre outras coisas (sobre as relações entre a Igreja e a Maçonaria) que a abertura da Igreja para o mundo "parece encontrar um novo impulso com o Papa Francisco. Existem muitas premissas para um novo período da Igreja, em diálogo com o mundo. Precisamos ver agora se as reformas esperadas resultarão delas" [15].
O evento também teve a participação de Marco Politi (correspondente no Vaticano do Il Fatto Quotidiano) e Alberto Melloni (historiador da "escola de Bolonha"), que salientou o "novo e forte impulso inovador" do pontificado de Francisco: o Papa quer "uma remodelação na aparência da Igreja" e "uma revisão do cuidado pastoral das relações interpessoais" [16].
Ainda sobre o pontificado do Papa Francisco, lemos no boletim maçônico:
"Este 'salto da Igreja para a sociedade moderna' agrada a Maçonaria, que hoje como durante aqueles anos calorosos seguiu com interesse as mudanças que foram delineadas no Vaticano. […] Politi disse que, nos últimos anos, muitos prelados e estudiosos apresentaram a proposta de um Concílio Vaticano III, mas talvez, observou o jornalista, ele não seja sequer necessário. O período das reformas da Igreja já está aberto agora” [ênfase adicionada] [17].
28). Em 2014, Michela Scolari (a única guardiã das memórias do maçom Licio Gelli) declarou ao jornalista Andrea Scanzi, do Il Fatto Quotidiano, que há 6-7 anos o Papa Francisco (então Cardeal Bergoglio) visitou Licio Gelli em Villa Wanda, Arezzo. Gelli, chefe da famosa Loja P2, foi um maçom com excelentes conexões com a Maçonaria e com a classe política da Argentina nos anos 1970 e 1980. Gelli revelou a Scolari que já conhecia Bergoglio desde 1973, quando Gelli era Ministro Plenipotenciário da Argentina e grande amigo de Peron [18].
29). No site da "Gran Loggia del Rito Simbolico Italiano" (feito por mestres maçons do Grande Oriente da Itália), lemos um discurso de 13 de março de 2014, assinado pelo maçom “M: .A :. Dominic P.”, que elogia o Papa Francisco e vê nele uma abertura para a reconciliação entre a Maçonaria e a Igreja [19].
30). Na edição de março de 2014 da Alpina, revista maçônica suíça, o maçom Pierre Alexandre Joye escreve que a Igreja e a Maçonaria estão baseadas em tradições diferentes, mas com a eleição do Papa Francisco, um jesuíta sul-americano, é possível relançar o diálogo maçônico-católico. As forças espiritualistas não devem estar divididas, mas unidas em favor da justiça social, direitos humanos e liberdade. Igreja e Maçonaria não devem se deter no que divide, mas devem visar o que une [20].
31). Mais uma vez no jornal maçônico Alpina, em março de 2014, no artigo "Verso una possibile coabitazione costruttiva" (no parágrafo "Un'epoca più conciliante"), o maçom Daniele Bui deixa claro que a incompatibilidade entre a Igreja e a Loja permanece, mas, com o Papa Francisco, muitos maçons esperam por uma atitude precisamente "mais conciliatória" por parte da Santa Sé [21]. Bui acredita que a incompatibilidade não impede uma colaboração conjunta entre católicos e maçons para a promoção dos direitos humanos.
        
32). De acordo com um informe, Gustavo Raffi disse no seu último discurso como Grão-mestre do Grande Oriente da Itália (abril de 2014):
"O mundo está mudando a uma tal velocidade que, há poucos anos, teria sido completamente inimaginável. Este mundo 'liquido' – para utilizar o termo cunhado por Zigmunt Baumann – está transformando todas as estruturas 'rígidas' que o mar do passado tinha depositado às margens do presente", disse Raffi. "Basta olhar para trás, para dentro das paredes que separam a Itália do Vaticano para entender – ele acrescenta – que algo está mudando. Nós observamos com cuidado e respeito como este Papa está acelerando o momento de uma mudança de época dentro do horizonte de estruturas tradicionalmente relutantes em acolher o fermento inovador. E os reflexos de sua influência ecoam para além das fronteiras da sacristia. Mas também depende de nós. Cabe a nós fazer a travessia desta realidade acontecer. Cabe ainda a nós lidar com a mudança do mundo contemporâneo. Com a reivindicação – nunca traída – de ser sempre contemporâneo à posteridade". "É o que nos chama a fazer nossa identidade como italianos e maçons – ele observa – e a navegar com confiança no futuro, o que quer que ele tenha reservado para nós" [22].
33). Na edição de maio-junho de 2014 do The Wayfarer, boletim da Loja MN-River Valley # 6 (Grande Loja AF & A.M. de Minessota), o "capelão" da Loja, Dan Ploenzke, na sua coluna "Palavras de Sabedoria", também citou um trecho do livro do Papa Francisco "Sejamos luzes da esperança" [sic – um erro de The Wayfarer] que fala de esperança, uma abertura para as surpresas de Deus e sobre viver em alegria. O maçom Ploenzke realmente gostou do que o Papa escreve sobre estar aberto para ser surpreendido por Deus: "todo aquele que é um homem ou uma mulher de esperança – grande esperança que nos dá fé – sabe que mesmo nas dificuldades Deus age e nos surpreende" [23].
34). No dia 25 de agosto de 2014, no site da Maçonaria brasileira, Grande Oriente do Brasil, o maçom Barbosa Nunes elogiou o Papa Francisco por estar construindo uma nova Igreja [24]:
"Jorge Mario Bergoglio, 'Papa Francisco', antes intitulado pela sua atuação social de 'Cardeal dos argentinos pobres'. Continua após assumir a representação maior da Igreja Católica e de chefe de estado. Não parou, vai dando passos seguros para edificação de uma nova igreja. Novo estilo no Vaticano, imagem de personalidade que conhece e enfrenta desafios à sua frente".
O maçom Barbosa Nunes elogia a "sabedoria divina" do Papa Francisco e espera que as palavras do Papa sejam objeto de meditação nos dias de estudo das lojas maçônicas [25].
35). Em 2014, por ocasião da reunião da Grand Lodge of Free & Accepted Masons of Florida (EUA), o grande orador da Grande Loja, Gilbert Weisman, não apenas citou entusiasticamente o trabalho “Morals & Dogma” do maçom Albert Pike, 33o grau (um maçom esotérico e ocultista), mas também mencionou algumas palavras da homilia do Papa Francisco do dia 01 de janeiro de 2014, na qual o Pontífice declara que somos todos filhos do Pai Celeste, que pertencemos todos à mesma família humana, que todos partilhamos o mesmo destino comum; e que, portanto, temos todos que trabalhar para a criação de uma Comunidade de Irmãos. Weisman afirmou que o Papa Francisco poderia ter proferido um grande discurso assim para um corpo de maçons [26].
36). Em abril de 2015, antes da visita do Papa Francisco à America Latina, em julho, o Grão-mestre Edgar Sanchez Caballero e sua Gran Logia Symbolica del Paraguay queriam se reunir com o Papa argentino. Os maçons paraguaios declararam admiração pelo Papa Francisco, por sua liderança à frente da Igreja, e esperavam que ele pudesse influenciar a hierarquia eclesiástica do Paraguai, mudando a forma de pensar dos Bispos, promovendo assim uma maior fraternidade e uma maior abertura da Igreja Católica. O Grão-mestre Caballero expressou sua esperança na renovação dos Bispos:
"A mudança do chefe da Igreja e a mensagem de abertura dada pelo atual Papa – diz o Grão-mestre – não foi 'digerida' ainda pela hierarquia eclesiástica paraguaia, cuja mentalidade mudará à medida que os Bispos forem renovados" [27].
37). No dia 09 de abril de 2015, Mario Rolleri relatou ao Fenixnews uma entrevista com Nicolas Orlando Breglia, Grão-mestre da Grande Loja da Argentina. Breglia também estava convencido de que, com o Papa Bergoglio, a Igreja estava revisando sua posição com relação à Maçonaria. De acordo com o Grão-mestre Breglia, o Papa Francisco estava levantando as bandeiras da Maçonaria [28].
38). No dia 11 de abril de 2015, na Grande Loja do Grande Oriente da Itália, em Rimini, o maçom Claudio Bonvecchio apresentou o seu livro L'ora del dialogo. Il Papa, la Chiesa, la Libera Muratoria – intervista di Sabatino Alfonso Annecchiarico (Mimesis Editrice). Um breve resumo do livro, que é uma nova "cantada" para o Papa Francisco:
"Fé, razão, humanismo, espiritualidade, pares de conceitos, valores – eles discordam na história da Igreja e da cultura secular. Especialmente agora, com o impulso do Papa Francisco, o tempo deste mal-entendido parece ter acabado. A Igreja do Papa do povo volta a falar de sentimentos, mas também da confrontação racional com a sociedade e com a história. Este livro constrói uma ponte para a mais delicada, porém, mais proveitosa confrontação. É um documento para uma possível aliança que tem o homem como objeto [um “culto do homem”]. Uma iniciativa de um diálogo sem desconto no lado de um racionalismo livre, maduro, da cultura maçônica, sem restrição” [29].
39). Na edição de maio de 2015 do boletim da Loja York No. 22 A.F. & A.M. (Kennenbunk-Maine EUA), o maçom Donald Beane escreveu que os maçons devem aprender com o Papa Francisco, que fala a todos os povos como parte da Família Humana com um Pai para todos:
"Como maçons, tratemos de seguir o exemplo do Papa Francisco, que fala a todos os povos como Família Humana. É uma família com um Pai para todos, que procura nos ajudar a encontrar nosso caminho até ele pela fé e compreensão" [30].
40). No dia 25 de junho de 2015, um comunicado da Grande Loja da Itália, obediência da Piazza del Gesù Palazzo Vitelleschi, afirmou que o Soberano Grande Comandante Grão-mestre Antonio Binni recebeu com deferência uma cópia do texto cabalístico "Zohar", enviado pela organização internacional "Zohar Project". A declaração da GLDI especificava que o mesmo presente fora dado a instituições italianas e também ao Papa Francisco [31]. Neste sentido, a GLDI parecia render algum elogio astuto ou indireto ao Pontífice Romano, ou, em todo caso, transmitir a idéia de certa convergência, sintonia ou afinidade entre o Grão-mestre Binni e o Papa Francisco.
41). Em 24 de agosto de 2015, Oscar Bartoli, maçom italiano do Grande Oriente da Itália [32], residente em Washington D.C. e membro do Rotary Club da capital americana [33], fundador da Italia Lodge 2001, também em Washington (na obediência da Grande Loja de Washington) [34], publicou em seu site um artigo de Rosario Amico Roxas que é todo uma forma de louvar o Papa Francisco [35].
42). No dia 04 de setembro de 2015, o mesmo Oscar Bartoli relatou em um artigo, "Este Papa comunista e anti-católico (de acordo com alguns)", que entre seus próprios conhecidos (um dos seus amigos, seu antigo pastor, e um amigo íntimo de Cardeais e membros da Cúria) veem o Papa Francisco com uma ameaça à Fé Católica e à sociedade (ex., muita "facilidade" ou "relaxamento" na prática da declaração de nulidade do casamento, abertura excessiva para os divorciados, recasados, homossexuais, confusão entre os fiéis, uma acolhida forçada e indiscreta dos imigrantes, muita simpatia para com Fidel Castro e muita hostilidade exibida para com Trump e os republicanos, um amor à atitude dos democratas americanos). No final do artigo, o maçom Bartoli comentou o seguinte: "o Papa Francisco segue o exemplo do Poeta divino: 'não olhe para trás depois deles, mas veja e vá em frente'" [36].
43). Oscar Bartoli também cuidou de um periódico esotérico, Stenterello, no qual, em outubro de 2015, elogiou o Papa Francisco como "um Papa com uma linguagem revolucionária e profética" e como "um construtor de pontes entre os povos" [37].
44). O Papa Francisco esteve nas Filipinas entre os dias 15 e 19 de janeiro de 2015. Naqueles dias, uma foto de um cartaz apareceu na internet – ou de uma suposta página de um jornal filipino (Philippine Daily Inquirer) – com as boas-vindas ao Pontífice ("Boas-vindas ao Papa Francisco, o Papa da misericórdia e da compaixão"), boas-vindas dadas pela Grande Loja das Filipinas [38]. Alguém disse que se trata de uma notícia falsa (fake news) [39], alegação que não parece muito convincente à luz dos seguintes pontos.
45). No jornal oficial da Grande Loja filipina, The Cabletow (vol. 92, n. 1, maio-junho de 2015), o Grão-mestre Thomas Rentoy III declara francamente que, depois de ter observado as visões liberais do Papa Francisco ("após a elevação do Papa Francisco à Santa Sé e notar as visões liberais do pontificado") até o final de 2014, o seu predecessor, o Grão-mestre Alan Purisima, em uma carta ao Papa Francisco, pediu para que a Santa Sé declarasse que a Maçonaria das Filipinas é compatível com a Igreja Católica e que os seus membros não estão mais sujeitos à excomunhão. Além disso, a Maçonaria filipina solicitou recentemente aos Bispos filipinos um capelão para celebrar a Missa todos os domingos na Grande Loja [40]. Nós ainda não sabemos qual foi a resposta do Papa para a solicitação da Maçonaria filipina. Sabemos, contudo, a resposta dos Bispos filipinos. Vamos vê-la na próxima seção.
46). Na edição 4 (novembro-dezembro de 2015) da revista The Cabletow, o maçom Jesse D. Alto anunciou que o Grão-mestre no comando, Thomas Rentoy, conseguiu permissão da Igreja Católica filipina para que um padre pudesse celebrar a Missa todos os domingos na sede da Grande Loja das Filipinas. Alto também escreveu que, com a permissão desse evento, séculos de crenças errôneas, que diziam que os ensinamentos da Maçonaria eram contrários aos da Igreja Católica, finalmente, estavam para ser erradicadas. E mais, Alto ainda "perfumou com incenso" o Papa Francisco, citando com entusiasmo algumas passagens da homilia de Natal do Papa. O maçom Alto, com isso, quer aparentemente nos convencer que, maçons e católicos, juntos, ensinam que o homem é um ser espiritual [41].
NOTAS.
[5]. [http://stenterellonewsletter.blogspot.com.br/]: "Oscar Bartoli, advogado, jornalista, colabora com muitas mídias italianas. Reside nos Estados Unidos desde 1994 e vive em Washington, D.C., Los Angeles e Bangalore (Índia). Rotariano por muito tempo, ele é agora membro do Rotary Club de Washington".
[6].  S. Bisi (Grão-mestre GOI), "L’abbraccio telematico con i fratelli americani ha inaugurato una nuova via di comunicazione massonica", in Stenterello – Periodico di Approfondimento Esoterico, Newsletter, Anno II, outubro de 2014, p. 4.
[7]. "'Irmãos e irmãs, boa noite. Já sabem que o dever do Conclave era dar um Bispo a Roma, e parece que os meus irmãos Cardeais foram buscá-lo no fim do mundo… Mas estamos aqui'. Estas são as primeiras palavras do primeiro Papa Francisco da Igreja Católica. Jorge Mario Bergoglio, argentino, 76 anos, jesuíta, 266o Papa, e também o primeiro da América do Sul. A fumaça branca que anunciou ao mundo a sua eleição veio da quinta votação, segundo dia do Conclave. Uma votação a mais que o necessário para, há oito anos, eleger Bento XVI. A chaminé da Capela Sistina lançou a fumaça às 19:06, a Praça de São Pedro, repleta de fiéis desde a manhã, explodiu em gritos: "Viva o Papa! Viva o Papa!" [http://www.fenixnews.com/2013/03/15/el-argentino-bergoglio-es-papa-francesco/].
[8]. "Vemos uma tarefa importante e fundamental que Sua Santidade ainda precisa resolver: é a do Secretário de Estado do Vaticano. Conhecendo o pensamento de Bergoglio, ele certamente escolherá um firme seguidor de suas idéias.
"Uma coisa é certa: com Francisco você pode ser gentil; a pessoa pode ser diferente, e ele irá aceitá-la. Pode ser um pecador, e ele saberá como perdoar. Mas o governo argentino deve ter em mente que o novo Papa não é o tipo de pessoa com a qual se pode manobrar ou jogar politicamente.
"Oferecemos, portanto, boas-vindas calorosas a Sua Santidade Francisco e desejamos a ele um longo e frutuoso pontificado. Pode-se antecipar que, para os que são católicos romanos como nós, muitas coisas vão mudar. Além do nome, há o rosto e o estilo" [http://www.fenixnews.com/2013/03/17/francisco-bergoglio-de-origen-humilde-es-nuevo-papa/].
[9]. “Para a Maçonaria, a eleição de um Papa importa pouco ou nada, uma vez que ela tem sido perseguida de forma permanente, sem argumentos válidos e com o agravante de que o Papa que condenou a Maçonaria ficou cego e dependente de seus conselheiros por dois anos. À luz da conduta questionável em que os membros da Cúria Romana caíram, é válido sustentar tal conduta? É válido que fiquemos quietos? É hora de os maçons começarem a trabalhar através de um diálogo profundo sobre esse tópico? Eu acredito que um diálogo sincero, respeitoso, profundo entre Igreja e Maçonaria, deixando de lado antagonismos históricos, pode ser muito benéfico para as duas instituições e escola de pensamento e vida. E acredito que este Papa, por causa de sua formação e do carisma de sua ordem [jesuíta], pode estar disposto a iniciar um tipo de diálogo em que é possível produzir mais que frutos interessantes com o passar do tempo. Se batem à nossa porta, estamos prontos para abri-la?" [http://www.fenixnews.com/2013/03/20/el-papa-argentino/]. 
[10]. "Ele acrescenta que o Papa Francisco tem a tarefa de mudar muitas coisas na Igreja: 'algumas coisas foram acumuladas por mais de mil anos, de uma corte palaciana de aparência, que nem sempre permite que o Evangelho seja visto e traduzido, para a qual o símbolo de São Francisco é muito importante" [http://www.fenixnews.com/2013/03/29/algunos-perseguidos-de-venezuela-y-paraguay-lo-pueden-contar-gracias-a-bergoglio/].
[11]. "O reinado de Francisco será marcado por notícias de mudanças, por decisões inesperadas em uma corte que tornou-se estagnada e por um irrevogável compromisso do Papa com os mais carentes do mundo" [http://www.fenixnews.com/2013/03/31/francisco-viajo-a-roma-convencido-de-que-no-seria-elegido/].
[12]. "O Cardeal Bergoglio não teve 'sorte' ao ser eleito Papa, Francisco criou aquela realidade com suas ações, e elas não têm sido poucas" [http://www.fenixnews.com/2013/04/11/cual-es-la-relacion-del-nuevo-sumo-pontifice-y-el-numero-13/].
[13]. "Que a Luz do Criador ilumine Francisco e sua Forte mensagem de Amor e Cuidado para com todos os seres humanos" [http://www.fenixnews.com/2013/04/11/cual-es-la-relacion-del-nuevo-sumo-pontifice-y-el-numero-13/].
[14]. Aqui está a parte final do artigo: "As relações entre a Igreja na Argentina e os maçons melhoraram nas últimas décadas. Inclusive, no final dos anos 1990, os maçons se reuniram oficialmente com o Episcopado. Hoje os vínculos são mais cordiais. Mas o Vaticano segue considerando incompatíveis as suas posições. Portanto, afirma que um católico não pode ser maçom. A eleição de Francisco funcionou como uma melhora na relação" [http://www.fenixnews.com/2013/05/11/la-masoneria-argentina-expreso-su-reconocimiento-por-el-papa-francisco/].
[15].  Massoneria e Chiesa, in Erasmo notizie, Bollettino d’informazione del Grande Oriente d’Italia, Anno XV, N° 11-12, 30 de junho de 2014, Roma, p. 6.
[16]. Ibid., p. 07. Ênfase adicionada.
[17]. Ibid.
[18]. Cf. A. Scanzi, in un film racconterò segreti e verità di Gelli, in Il fatto quotidiano, 6 de setembro de 2014, p. 13.
[19]. M:. A:. Domenico P., Massoneria e Chiesa: Papa Francesco, Or:. Ravenna, 13 de março de 2014, in  [http://www.ritosimbolico.it/rsi/2015/05/massoneria-e-chiesa-papa-francesco/]. Algumas palavras do maçom Dominic P.: "na minha opinião, um lampejo de luz para a compreensão mútua e conciliação da entrevista concedida ano passado pelo Papa a Eugenio Scalfari, diretor do jornal La Reppublica. Uma conversa que eu chamaria de "perturbadora", mas no bom sentido. […] Quando o Papa é perguntado: 'Sua Santidade, existe uma única visão do Bem? E quem decide qual é?' Ele responde de forma surpreendente que 'cada um de nós tem uma visão do bem e do mal. Temos que encorajar as pessoas a avançarem em direção ao que elas pensam ser o Bem. […] Todo mundo tem sua própria idéia do bem e do mal e deve escolher seguir o bem e lutar contra o mal tal como os concebe. Isso seria suficiente para tornar o mundo um lugar melhor’. São palavras pelas quais se está autorizado a questionar um dos motivos que, historicamente, a Igreja Católica acusou a Maçonaria: ‘o método maçônico é […] incompatível […] porque é baseado em um conceito simbólico e relativista do todo, o que é completamente inaceitável para um cristão' […]. Ele relembrou um discurso do C: M mo :. TO:. [‘Querido Mestre Arquiteto’]. A velha questão do relativismo. Parece-me ansiosamente chato e capcioso; e com razão conclui o mencionado discurso de M: .A :. que 'a verdadeira natureza do relativismo moderno […] conjuga-se com o dogmatismo'. Nada poderia estar mais distante da Maçonaria, e pareceria longe até mesmo da mente de Francisco por sua referência ao bem e ao mal e a importância que cada um de nós pode dar ao bem e ao mal como equivalente a uma admissão do relativismo, o que parece impensável em um Papa. Nesse sentido, a expressão do Papa fornece um vislumbre de uma inesperada ampliação da consciência católica que explica o seu frequente chamado à misericórdia […] Neste processo anunciado, se for confirmado, é altamente provável que o Papa – e com ele a Igreja Católica – se encontre com a Maçonaria; e será inevitável honrar apenas os princípios nos quais acreditamos, sentar-se em uma mesa de consulta e desmontar as armadilhas pesadas que os homens – e não as instituições – colocaram como barreira de separação entre o que está dentro (o caminho justo) e o que está fora (o injusto, o diferente, o contrário)” [ênfase adicionada].
[20].  Cf. AlpinaMagazine maçonnique suisse – Grande Loge Suisse Alpina, Nr. 3/2014, p. 3.
[21]. "No entanto, muitos sugeriram que há um projeto maçônico por trás dos últimos e mais revolucionários acontecimentos no Vaticano desde a renúncia do Papa Bento XVI. Existem rumores de que até a eleição do novo Papa é um trabalho das Lojas. Depois de um papado fechado como o de Ratzinger, é provável que haja muitos dos afiliados a esperar no advento de uma era mais conciliadora agradecer ao jesuíta Bergoglio. Pelo menos esta é a idéia de Giacomo Galeazzi, correspondente do La Stampa no Vaticano, e de Ferruccio Pinotti, jornalista e escritor (que se interessa há muito tempo pela Maçonaria) no livro Vaticano Massone. Logge, denaro e poteri occulti: il segreto della Chiesa di Papa Francesco". D. Bui, Verso una coabitazione costruttiva?, in Alpina, Nr. 3/2014, pp. 8-9 [ênfase adicionada]. Veja também: [http://www.freimaurerei.ch/i/alpina/artikel/artikel-2014-03-01.php].  
[22]. Raffi, Il “mondo liquido” e la missione della massoneria, in Erasmo notizie, bollettino del Grande Oriente d’Italia, anno XV, numero 7-8, 30 de abril de 2014, Roma, p. 06. O negrito é nosso.
[25]. Veja ibid.
[26]. "Como o Papa Francisco apontou no Ano Novo, 01 de janeiro de 2014: "somos todos filhos do Pai Celeste, pertencemos à mesma família humana, e partilhamos um destino comum. Isto traz uma responsabilidade para cada um trabalhar, para que o mundo se torne uma Comunidade de Irmãos que se respeitam, aceitar cada um na sua diversidade, e cuidar do outro'. Ele poderia muito bem estar falando para um corpo de maçons [http://grandlodgefl.com/archive_2014/grand_oration_2014.html].
[28]. "Você vê uma mudança na Igreja Católica desde que Jorge Bergoglio foi apontado como Papa? 'Não temos confrontação com Bergoglio. Pelo contrário, o Papa parece levantar nossas bandeiras. Quando ele assumiu, disse que era republicano, laico, democrático e anticlerical. Por tudo isso nos sancionaram e excomungaram. Se levanta nossas bandeiras, depois de termos combatido durante tanto tempo, dou-me conta de que a Igreja está revendo sua posição" [http://www.fenixnews.com/2015/04/09/masoneria-el-resurgir-de-una-sociedad-que-ha-hecho-historia/].
[33]. [http://stenterellonewsletter.blogspot.com.br/]: "Oscar Bartoli, advogado, jornalista, colabora com muitas mídias italianas. Reside nos Estados Unidos desde 1994 e vive em Washington, D.C., Los Angeles e Bangalore (Índia). Rotariano por muito tempo, ele é agora membro do Rotary Club de Washington".
[34]. S. Bisi (Grão-mestre GOI), "L’abbraccio telematico con i fratelli americani ha inaugurato una nuova via di comunicazione massonica", in Stenterello – Periodico di Approfondimento Esoterico, Newsletter, Anno II, outubro de 2014, p. 4.
[35]. R. Amico Roxas, Papa Francesco ultima spiaggia del cattolicesimo cristiano, in [http://oscarb1.blogspot.it/2015/08/papa-francesco-ultima-spiaggia-del.html].
[37]. Cf. Editoriale – Creare ponti per una migliore e reciproca comprensione, in Stenterello – Periodico di Approfondimento Esoterico, Newsletter, Anno II, outubro de 2015, pp. 1-2.
[40]. Cf. MW Thomas G. Rentoy III, A Revitalized, Relevant and Revered Philippine Freemasonry: Our Committment, Our Covenant, in The Cabletow, o órgão oficial da M.W. Grand Lodge of Free and Accepted Masons of the Philippines,  Vol. 92, n. 1 – maio-junho de 2015, Manila, pp. 22-23 (14-23).
[41]. VW Jesse D. Alto, Realisation in Oneness, in The Cabletow, o órgão oficial da M.W. Grand Lodge of Free and Accepted Masons of the Philippines,  Vol. 92, n. 4 – novembro-dezembro de 2015, Manila, pp. 11-12.
Tradução. Bruno Braga.
Via: http://www.obramissionaria.com.br/por-que-os-macons-amam-o-papa-francisco-parte-ii/
---
Por que os maçons amam o Papa Francisco? Parte III
Postado em 18 de maio de 2017
http://www.obramissionaria.com.br/wp-content/uploads/2017/05/Ma%C3%A7ons-e-o-Papa-Francisco.jpg
OnePeterFive, 11 de maio de 2017.
Nota do editor: Esta é a terceira e última do longo estudo em três partes sobre como os maçons no mundo reagiram ao Papa Francisco e ao seu Pontificado. Sem introdução adicional, continuamos aqui com a coletânea de citações e provas variadas para mostrar o quanto a Maçonaria aprova o Papa Francisco.
Continuação da coletânea de citações.
47). O entusiasmo maçônico com o Papa Francisco vem também da revista da Loja St. John’s Lodge  No. 9 F. & A.M. de Seattle (EUA), edição de outubro de 2015. O Primeiro Guardião Sênior de tal loja, Ir. John Murray Louderback, achou muito maçônico o discurso do Papa Francisco no Congresso americano:
"Eu achei na natureza muito maçônico o discurso do Papa Francisco na sessão conjunta do Congresso. Ele falou de uma verdade universal e da compreensão do amor de Deus pela Terra e pela humanidade. Sua mensagem não foi partidária e sectária. O Papa Francisco entende que, se destruímos a Mãe Terra, destruímos a nós mesmos. Ele falou diretamente aos líderes do mundo sobre a interconectividade de toda vida. Ele nos fez um apelo para fomentarmos e promovermos o bem comum de toda a humanidade. Parece uma mensagem maçônica para mim" [1].
48). Em novembro de 2015, o Grão-mestre do Grande Oriente da Itália, Stefano Bisi, endereçou uma controversa carta aberta ao Arcebispo de Ferrara-Comacchio, Bispo Luigi Negri, que é conhecido por sua grande hostilidade para com a Maçonaria. O que é tão curioso – o Grão-mestre falou de:
"Grandes e sérios problemas que neste tempo estão agitando a Santa Igreja Romana, e que seria necessário da parte de todos uma maior concentração na atividade pastoral para ajudar a ação vigorosa e reformadora do Papa Francisco. Mas não cabe a mim fazer isso para o Bispo ou apontar para a Igreja o seu caminho" [2].
Bisi dá lições "pastorais" ao Monsenhor Negri.
Em seguida, o Grão-mestre Bisi utiliza as famosas palavras do Papa Francisco para o seu próprio benefício:
"Sua Santidade, o Papa Francisco, declarou há algum tempo com toda a grande humildade e força pastoral do seu magistério: 'quem sou eu para julgar?' Ela [a Igreja Católica], no entanto, não tem a menor dúvida em julgar os outros e proferir julgamentos ex cathedra” [3].
49). Em uma entrevista publicada online em novembro de 2015, no In-Sight: Independent Interview-Based Journal, o maçom canadense e ex-policial, Jerry W. Kopp, declarou que o Papa Bento detestava os maçons, enquanto o Papa Bergoglio parecia ser diferente:
"Eu gostaria de sugerir que o atual Papa – eu gosto do atual Papa Francisco, a disposição e o pensamento que ele tem – e nós provavelmente cairemos na mesma linha dele. Será por que ele é jesuíta? Não sei. Gostaria de saber mais sobre o Papa Francisco. Eventualmente, talvez seja difícil dizer, nós veremos algo sair do seu gabinete, mas sabemos com certeza que o Papa Bento não gostava de nós" [4].
50). No dia 03 de dezembro de 2015, o site The Masonic Philosophical Society louvou o Papa Francisco pelo seu compromisso ecológico com o meio ambiente. Interessante é a primeira sentença do artigo, na qual o Papa Francisco é definido no site maçônico como "um radical agente de transformação" [ênfase adicionada”]:
"O Papa Francisco, líder de mais de um bilhão de católicos romanos pelo mundo, tornou-se conhecido, desde a sua eleição, em março de 2013, como um radical agente de transformação, especialmente com relação ao ambientalismo" [5]. 
51). Em abril de 2016, o site "Saint Vrain Masonic Lodge # 23", da cidade de Colorado (EUA), expressou certo otimismo sobre a possibilidade de reconciliação entre a Igreja e a Maçonaria, uma vez que o Papa Francisco, com relação aos casais e à família, insiste mais na própria consciência do que nas normas e dogmas do Vaticano. A Igreja não deve atirar pedras nas consciências.
O autor maçônico pergunta se as várias mudanças feitas pelo Papa Francisco não preparam o caminho para reconsiderar as atitudes da Igreja com relação à Maçonaria.
"Será que as várias mudanças que o Papa Francisco promoveu na Igreja Católica pavimentam o caminho para uma reconsideração da sua própria oposição à Maçonaria? […] Olhando para um Papa que na maior parte do tempo não tem estado no gabinete, pode-se ver algumas reformas de amplo alcance e ajustes que já foram feitos. Seria fantasioso imaginar que em algum momento este Papa poderá relaxar a proibição contra o Ofício?” [6].
Com respeito ao caso da comunhão para os divorciados recasados, o maçom Fred Milliken (2016) deu uma resposta cautelosamente positiva para as suas próprias perguntas.
"Poderia isso significar que os maçons católicos [sic] têm o direito de receber a comunhão e ocupar posições de liderança leiga na Igreja? Certamente, a Maçonaria não parece estar entre as principais mudanças na lista do Papa Francisco. Mas, se a disposição, a ênfase longe da pureza doutrinal, persistir, então algum tipo de reconciliação entre a Igreja e a Maçonaria possa ter lugar. Se isso acontecer, estaremos em um novo dia de paz e harmonia” [7].
52). No dia 11 de maio de 2016, o maçom Barbosa Nunes (Grande Oriente do Brasil) ofereceu um novo elogio à sabedoria do Papa Francisco [8].
53). Depois de uma entrevista para o jornal Il Resto del Carlino, na qual o Monsenhor Negri reiterou posições críticas contra a Maçonaria, a resposta do Grão-mestre Stefano Bisi (Grande Oriente da Itália) foi publicada no dia 29 de maio de 2016. Entre outras coisas, ele declara:
"Um Bispo da Santa Igreja de Roma que fecha inexoravelmente as portas ao que considera ser somente um inimigo a ser morto ou um mal absoluto, tal Bispo golpeia o Evangelho e o Jubileu da Misericórdia que o Papa Francisco quer. Sua Excelência assim parece aquele tipo de homem que sente constantemente estar cercado por algo ou alguém, e que a todo custo tem que encontrar uma razão, um pretexto, para sustentar tal estado de triste e desencantadora intransigência" [9].
O Grão-mestre, por consequência, colocou o Monsenhor Negri em oposição ao Papa Francisco. Bisi contrastou a justificada atitude anti-maçônica do Monsenhor Negri com o "Evangelho" e com o "Jubileu da Misericórdia que o Papa Francisco quer". Em suma, o Grão-mestre do Grande Oriente da Itália levantou, pelo menos implicitamente, outra forma de louvor ao Pontífice reinante. Isso é realmente curioso e estranho.
54). Em maio de 2016, o Masonic Service Association of North America publicou uma breve nota de entusiasmo sobre a recente visita do Papa Francisco aos Estados Unidos (2015), na qual o maçom Christopher L. Murphy observa que o Papa Francisco usa as mesmas palavras utilizadas pelos maçons: fraternidade, amor, liberdade, fé, esperança, caridade.
O maçom Murphy acredita que por isso a visita do Papa Francisco aos Estados Unidos foi importante: para reafirmar esses valores ao mundo de hoje" [10].
Em resumo, o Papa Francisco agrada, e assim agrada muito também todos os maçons americanos.
55). Em 15 de maio de 2016, no final de um artigo sobre refugiados e imigrantes – apresentado no site da loja maçônica "Mozart" – o autor concluiu (e como o fez bem!) com algumas frases do próprio Papa Francisco: 
"Na última semana, o Papa Francisco recebeu em Roma o Prêmio Carlos Magno. No final da minha apresentação, eu gostaria então de citar o seu próprio discurso, que tornou sóbrio não apenas os convidados europeus do evento: 'O que aconteceu com você? A Europa do humanismo, a campeã dos direitos humanos, democracia e liberdade? […] Sonho com uma Europa da qual não poderá ser dito que o seu compromisso com os direitos humanos foi a última utopia. […] Sonho com uma Europa de famílias, com políticas verdadeiramente efetivas, concentradas em rostos, não em números, em taxas de natalidade mais que em índices de consumo. […] Sonho com uma Europa onde ser imigrante não é crime'” [11].
56). No dia 30 de novembro de 2016, no site The Masonic Philosophical Society, lemos um artigo no qual é dito que o Papa Francisco aprovou as afirmações de Martinho Lutero sobre a obediência à própria consciência:
"No século XXI, o Papa Francisco afirmou as razões de Lutero em confiar na consciência como meio para alcançar a salvação. Quando perguntado se a misericórdia de Deus está aberta aos ateístas, o Papa Francisco escreveu: 'a misericórdia de Deus não tem limites, se aquele que pede misericórdia o faz com contrição e com um coração sincero. A questão para os que não creem em Deus está em obedecer a sua própria consciência. Escutá-la e obedecê-la significa decidir sobre o que é percebido como sendo bom ou mau. A bondade ou maldade do nosso comportamento depende dessa decisão'. Seguindo essa lógica, a decisão de Lutero em permanecer firme nas suas crenças, convencido por sua própria consciência, foi finalmente justificada pelo chefe da Igreja Católica" [12].
Algumas almas delicadas vão dizer que o Papa Francisco não pretendia elogiar Lutero de forma "luterana". Estamos interessados aqui em outro elogio dos maçons ao Pontífice e, mais importante, ao próprio Martinho Lutero. Mas é certo que o Papa definiu positivamente Lutero como "um reformador" [13] (não como um deformador!).
57). Em 26 de março de 2017, o maçom ultra-bergogliano Mario Rolleri, 33o grau, publicou no site maçônico em língua espanhola Fenixnews o discurso do Papa Francisco para o 60o aniversário do Tratado de Roma, que marca o nascimento da Comunidade Econômica Européia [14].
58). No dia 28 de março de 2017, o jornalista italiano-americano, e maçom, Oscar Bartoli, colocou o Papa Francisco em oposição a Donald Trump, como em uma "solução química" utilizada pelo Pontífice diante das caretas do Presidente dos Estados Unidos. Bartoli disse entre outras coisas: "Donald Trump é o Presidente dos Estados Unidos, mas ele não é o meu Presidente". Bartoli elogia Francisco, contudo, despreza, odeia Trump. Bartoli conclui seu artigo com as seguintes palavras:
"O magnata Donald Trump representa bem o papel de homem super rico que não se preocupa com o povo em geral e quer proteger apenas os seus próprios interesses e preservar os de seus pares. Não é legítimo comparar Francisco com Donald Trump. Porém, uma vez que estes são os únicos dois líderes que estão na mídia mundial, é espontâneo dizer que estamos do lado da química de Francisco, e com toda convicção" [15].
59). No dia 17 de janeiro de 2015, o site do Grande Oriente Estadual da Bahia publicou um artigo do maçom Barbosa Nunes, Grão-mestre do Grande Oriente do Brasil, que elogia o Papa Francisco:
"Independentemente da sua crença religiosa, da sua profissão de fé ou do que você apóia, não acredita ou combate, o Papa Francisco com sua voz mansa, sorriso franco e cativante, olhar que transmite confiança, cria em torno de si um círculo transmissor de valores altamente positivo, criando beleza espiritual, com percepção segura e firme de sua missão perante o mundo e a Igreja Católica. Inova nos hábitos e discursos. De um estilo pastoral que o torna único. Cultivador amável da sua personalidade, vai com ressonância e eco para o mundo, em especial para a Igreja Católica, que tem mais de um bilhão e duzentos milhões de fiéis e para os detentores de poder material em dezenas de países, falando de humildade, de caridade, perdão e amor, sem medo, caminhando sem atropelar, mas com passos firmes. […] Não sei porquê quando falo e penso no Papa Francisco sempre me vem à mente o ´Papa sorriso´, João Paulo I. O mundo precisa muito deste homem. Vida longa para o Papa Francisco” [16] [ênfases adicionadas].
60). Tamanho é o entusiasmo dos maçons sul-americanos com o novo Pontífice que o Gran Oriente Unido de la Republica del Ecuador (GOUDRE), no dia 14 de setembro de 2015, enviou uma carta ao Papa Francisco, na qual pede um pronunciamento categórico sobre a coexistência secular no mundo. O GOUDRE apela à condição de sul-americano do Pontífice. O GOUDRE acredita que, coerente com a sua própria linha de ação, o Papa se comportará de forma diferente da Igreja anterior com relação aos estados do mundo, e daí defende o secularismo ("coexistência secular", "secularismo"). O GOUDRE acredita e espera um consenso entre uma nova Igreja humanística e os estados liberais ("temos fé no consenso entre a nova igreja humanística e os estados de bem-estar social") [17]. 
61). No dia 13 de novembro de 2016, Mario Rolleri, 33o, falou de um diálogo com o seu próprio filho sobre o que significa ser maçom e fez um novo elogio ao Papa Francisco:
"Claro, quando eu tinha a sua idade, há muito tempo, meus modelos eram Pelé e Maradona. Eu cresci para ser um homem livre, capaz de respeitar as suas opiniões e as dos outros, um homem que tem um senso dos valores, um homem capaz de transmitir seus valores com os seus exemplos, um homem mais espiritual. O Papa Francisco? Poderia ser agora. Se, por exemplo, há alguém cujos atos concordam com as suas palavras. Se eu o entendo bem agora, é por isso que você quer ser maçom…! Claro, filho, assim são os maçons, embora o Papa Francisco não seja maçom. Mas ele é um bom homem de fé. Um homem que prega pelo exemplo" [18].
62). Ainda o maçom ultra-zeloso Mario Rolleri, 33o, em 01 de abril de 2017, expressou novamente sua felicidade com o Papa Francisco. Rolleri também nos convidou a ler o Papa Francisco para sermos felizes. Que lindo!
"Este Papa é fora do comum! Aqui está a nova mensagem, cheia de sabedoria e humildade. SER FELIZ… Conceda a você mesmo um minuto para lê-lo, Papa Francisco. […] Hoje o Papa Francisco chama o mundo todo – não importa onde a pessoa esteja, independentemente do credo ou da religião – a um momento de reconciliação, meditação ou oração pela paz. Todo o planeta unido em oração pela PAZ [19].
Conclusão: Orações e súplicas católicas pelo Papa e para a Igreja.
Quem sabe esta lista de elogios maçônicos possa ser atualizada e aumentada? Enquanto isso, rezamos pelo Papa Francisco, desejamos a ele mais e mais clareza doutrinal e força espiritual para dar à imprensa e ao mundo um testemunho mais claro e mais forte da fé católica, tal como o apóstolo São Pedro (diante do Sinédrio); como o Beato Pio IX (diante do mundo maçônico); como São Pio X (diante da modernidade); como João Paulo II (frente o laicismo presente). Como nos primeiros séculos do Cristianismo, a Igreja precisa hoje de um Papa "mártir" e "confessor" da fé. Dançar e dançar o tango [20] com a imprensa e com o mundo não trará bem algum a ninguém!
Mas, vamos concluir com uma mudança do tema: o Papa Francisco responderá os dubia dos quatro Cardeais sobre a Amoris Laetitia? E os maçons, onde eles estão – cum Amoris Laetitia ou cum dubiis?  
NOTAS.
[3]. Ibid.
[7]. Ibid.
[8]. Barbosa Nunes, "Porta de saída para os corruptos", in [http://essenciamaconica.blogspot.com.br/2016/05/porta-de-saida-para-os-corruptos-artigo.html].
[9]. [http://www.grandeoriente.it/la-replica-del-gran-maestro-al-vescovo-ferrara-la-sua-personale-fobia-la-massoneria/]. Veja também: Stefano Bisi,  “Negri, tesi preconcette e toni inquisitori. La Massoneria non è contro la Chiesa”. La replica di Bisi (Grande Oriente d’Italia) all’arcivescovo, in Il Resto del Carlino, Segunda-feira, 30 de maio de 2016,  p. 02.
Tradução. Bruno Braga.
Via: http://www.obramissionaria.com.br/por-que-os-macons-amam-o-papa-francisco-parte-iii/

Nenhum comentário:

Postar um comentário